Frente fria no Rio de Janeiro

30/06/2017 às 13:58
por Josélia Pegorim

Atualizado 01/07/2017 às 13:47

Oferecimento
Julho começa com mudanças no tempo no RJ

Junho terminou ensolarado no Rio De Janeiro. Depois de um amanhecer ainda frio, principalmente nas cidades serranas, o último dia do mês foi marcado por calor. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou 3,4°C na região de Salinas, na zona rural de Nova Friburgo, uma das mais baixas no país. Mas julho começa com uma virada radical do tempo.

 

CHUVA

uma grande preocupação com a chuva que poderá cair forte apenas uma semana depois do evento de chuva muito volumosa e excepcional que caiu sobre o Grande Rio, na região de Paraty e de Angra dos Reis e também na região dos Lagos. A mudança na circulação de ventos provocada pela passagem desta frente fria força novamente uma grande injeção de umidade marítima sobre o estado do Rio de Janeiro, o que gera nuvens densas com potencial para provocar muita chuva.

 

No fim da manhã deste sábado, o radar meteorológico já começou a mostrar pequenos núcleos de chuva sobre o Grande Rio. Antes das 14 horas, já foram registrados entre cerca de 13 mm no bairro de Irajá (Alerta Rio) e em Magé (CEMADEN).

 

A situação meteorológica da passagem desta frente fria tem semelhanças com o que aconteceu na semana passada, quando várias áreas da cidade do Rio e do litoral sul fluminense acumularam mais de 100 mm de chuva em 24 horas. Embora para este fim de semana a expectativa seja de volumes de chuva menores do que na semana passada, há potencial para chuva volumosa em alguns pontos (especialmente nas áreas de encosta) que poderá provocar alagamentos.

 

 Possibilidade de neve na parte mais elevada do parque do Itatiaia

 

Frio

O domingo deve ser um dia chuvoso no Grande Rio e em todo o estado do Rio de Janeiro. A combinação de chuva, vento frio constante e falta de sol vão fazer a temperatura despencar em todo o estado. Na cidade do Rio, a tarde do domingo poderá ser uma das mais frias do ano até agora. O recorde atual de menor temperatura máxima é de 19,1°C no dia 28 de abril, no Alto da Boa Vista, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia. A chuva enfraquece, mas persiste na segunda-feira.

 

 

Vento e ressaca

Além da chuva e do vento frio, cariocas e fluminenses devem ter muita atenção com o mar que fica muito agitado durante o domingo e na segunda-feira. Há risco de ressaca, com ondas entre 2,0 e 2,5 metros. A Marinha do Brasil emitiu alerta para esta ressaca nesta sexta-feira.

Os ventos frios provocados por uma grande massa de ar polar chegam fortes ao litoral do Rio de Janeiro e algumas rajadas no fim de semana podem chegar aos 80 km/h.

CIDADES RELACIONADAS

Boa Vista - RR

24°
min

30°
max

0mm / 0%

Rio de Janeiro - RJ

23°
min

30°
max

3mm / 60%