Calor e baixa pressão provocam temporais em MS

11/10/2017 às 18:05
por Josélia Pegorim

Oferecimento

O calor intenso e a baixa pressão atmosférica que persiste entre o Brasil e o Paraguai estimularam o crescimento de nuvens bastante carregadas sobre o  Mato Grosso do Sul, que provocaram fortes pancadas de chuva na tarde da quarta-feira, 11 de outubro.

 

As pancadas de chuva caíram com raios também na região de Campo Grande.  Na cidade de Bela Vista, na fronteira com o Paraguai, a chuva veio com ventania. Entre 13 e 15 horas, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou rajadas de vento com 87 km/h e 81 km/h. Choveu 13,4 mm neste período.

 

As imagens de satélite mostram a formação das nuvens carregadas (manchas azuladas) especialmente no centro-sul do estado.

 

MS_nuvens carregadas 11-10-17

 

O estado de Mato Grosso do Sul foi um das regiões mais quentes no Brasil nesta quarta-feira. Pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia, as menores temperaturas máximas à tarde ficaram entre 34°C e 35°C. Quase todo o estado teve calor entre 37°C e 40°C. 

 

 

Maiores temperaturas em MS em 11/10/17 (INMET)

 

Mais calor e temporais

De toda a Região Centro-Oeste, as maiores condições para chuva no feriado prolongado de 12 de outubro é justamente em Mato Grosso do Sul. É que além do calorão, que vai continuar, as fortes áreas de instabilidade que crescem sobre o Sul do Brasil e sobre o Paraguai também influenciam o Mato Grosso do Sul.

Até a sexta-feira, há risco de temporal em todas as regiões do estado, incluindo Campo Grande, com risco de queda de granizo. Tem risco de chuva forte também no sábado. As nuvens de chuva se afastam no domingo e o feriadão termina com sol.

Durante o fim de semana, já a partir do sábado, ventos frescos de origem polar entram em Mato Grosso do Sul e o calor diminui.

 

Confira os principais destaque do tempo no feriado prolongado de 12 de outubro

 

Calor em MT, GO e DF

Temperaturas em torno dos 40°C continuam a ocorrer nos próximos dias em Mato Grosso e em Goiás. O calor será intenso também no Distrito Federal. Não se pode descartar a chance de recorde de calor no feriado prolongado em Goiânia e em Brasília.

 

estado de Mato Grosso tem um feriadão com muito calor, sol e pancadas de chuva à tarde e à noite. Há risco de temporais. Em Goiás e no Distrito Federal, o tempo fica muito quente e seco até sexta-feira, mas há previsão de chuva no fim de semana.

 

 

Goiânia já bateu recorde de calor duas vezes esta semana

 

 

Foto de Antonio Nascimento, Campo Grande (MS)

CIDADES RELACIONADAS

Campo Grande - MS

22°
min

33°
max

0mm / 0%

Goiânia - GO

21°
min

32°
max

0mm / 0%