Previsão de muita chuva no Paraná

26/10/2017 às 17:17
por Maria Clara Machado

Oferecimento
Fortes áreas de instabilidade podem provocar temporais em toda a Região Sul.

Novas áreas de instabilidade começaram a se intensificar entre o Paraguai e o norte da Argentina aumentando a chuva sobre o Paraná e Santa Catarina. As instabilidades continuam ganhando força e vão deixar todo o Sul do Brasil em alerta para novos temporais nesta sexta-feira (27). 

 

"A queda na pressão do ar está favorecendo a formação de nuvens muito carregadas e a chuva vai ser volumosa especialmente sobre o Paraná nos próximos dias", avisa a meteorologista Josélia Pegorim. 

 

O município de Campina da Lagoa (PR) registrou o maior volume de chuva do Brasil, no período de 24 horas. Entre às 10 horas de quarta-feira (25) e às 10 horas desta quinta-feira (26), o acumulado chegou a 60,8 mm, pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). Em Foz do Iguaçu choveu 40 mm. Vários outros municípios do Paraná, como Ivaí, Castro, Planalto e Laranjeiras do Sul, tiveram volumes superiores a 30 mm.

 

PR_Nova-Esperança-por-Gabriel-Garcia-26-10-17-nuvem-de-temporal

   Foto: Gabriel Garcia. Nova Esperança/PR. 

 

Sexta-feira de alerta no Sul

Nesta sexta-feira, o tempo permanece carregado no estado do Paraná, com a formação de mais nuvens carregadas e previsão de chuva desde a madrugada. Há risco de chuva forte e volumosa, com chance de granizo e rajadas de vento mais intensas entre 60 e 90 km/h. 

A Grande Curitiba também pode ter chuva forte. 

 

Santa Catarina e o Rio Grande do Sul também vão continuar com o tempo instável. A previsão é de bastante nebulosidade desde cedo e pancadas de chuva ao longo do dia, com risco de temporais e granizo. Os ventos também podem alcançar 90 km/h. 

 

Mais temporais no Paraná

O fim de semana vai ser novamente de muita atenção no Paraná para a ocorrência de temporais e grandes volumes de chuva acumulados. As áreas de instabilidade ainda vão se formar no início da semana que vem e os volumes estimados são superiores a 100 mm no período de cinco dias. 

 

A chuva em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul não deve ser tão intensa durante o fim de semana, com volumes menores estimados.

 

Confira o risco de temporais para o centro-sul do Brasil nos próximos dias: 

 

 

 

 

 Veja no Agroclima: Chuva anima produtor de soja brasileiro 

    

CIDADES RELACIONADAS

Curitiba - PR

17°
min

21°
max

5mm / 90%