Ciclone extratropical influencia o litoral do Sul e do Sudeste

10/11/2017 às 19:31
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Há risco de ventania e o mar fica muito agitado

A população do litoral das Regiões Sul e do Sudeste deve ter atenção com ventos fortes e mar muito agitado entre os dias 11 e 13 de novembro de 2017, sábado, domingo e segunda-feira. Os ventos fortes provocados por um ciclone extratropical vão gerar grandes ondas que podem provocar ressaca nas praias.

 

Este ciclone se formou no litoral da província de Buenos Aires (Argentina) e durante o sábado, 11 de novembro, desloca-se para o litoral do Uruguai e do Rio Grande do Sul. No domingo, 12, e na segunda-feira, 13 de novembro, o centro de baixa pressão atmosférica do ciclone extratropical se movimenta pela costa da Região Sul intensificando os ventos e as ondas também pelo litoral a Região Sudeste do Brasil.

O ciclone extratropical se afasta do litoral da Região Sul na terça-feira, quando então os ventos enfraquecem e a ondas diminuem.

 

 

A letra B indica a posição aproximada do centro de baixa pressão atmosférica

do ciclone extratropical

 

Ventania

No sábado, 11 de novembro, algumas rajadas de vento no litoral do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina podem alcançar velocidades entre 70 km/h e 100 km/h. A parte mais elevada das serras gaúcha e catarinense também pode ter rajadas de até 100 km/h. Na Grande Porto Alegre, as rajadas mais fortes devem ficar entre 60 km/h e 90 km/h. No litoral Paraná, de São Paulo e do Rio De Janeiro, até a região dos Lagos, podem ocorrer rajadas de 60 km/h a 80 km/h. O litoral norte do Rio e Janeiro e o litoral do Espírito Santo podem ter rajadas de 50 km/h a 70 km/h.

 

No domingo, 12 de novembro, algumas rajadas de vento ainda poderão alcançar até 100 km/h no litoral do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e nas áreas serranas destes estados. A Grande Porto Alegre ainda poderá ter rajadas de 60 km/h e 90 km/h. O litoral do Paraná, de São Paulo e do Rio de Janeiro, até a região dos Lagos, podem ter rajadas de vento 60 km/h a 80 km/h. O litoral norte do Rio e Janeiro e o litoral do Espírito Santo podem ter rajadas de 50 km/h a 70 km/h.

 

Na segunda-feira, 13 de novembro, os ventos já começam a diminuir, mesmo assim todo litoral do Rio Grande do Sul até o Espírito Santo podem ter rajadas moderadas a fortes, entre 50 km/h e 70 km/h.

 

 

 

 

Mar agitado e ressaca

O mar começa a ficar agitado no litoral do Rio Grande do Sul no sábado, 11 de novembro. É durante o dia 12, domingo, que a agitação no mar se espalha pelo litoral da Região Sul do Brasil e até a noite chega ao litoral sul de São Paulo. Algumas praias do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina podem ter ressaca com ondas de 2,5m a 3,0m. Ainda não há risco de ressaca no Paraná e nem nas praias do litoral do Sudeste.

Durante a segunda-feira, 13 de novembro, o mar fica agitado desde o Rio Grande do Sul até o Rio de Janeiro, na altura da região dos Lagos. Há risco de ressaca! As ondas podem alcançar alturas de 2,5m a 3,0m em praias do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina, do litoral norte de São Paulo e no litoral do Rio de Janeiro, de Paraty até Arraial do Cabo.

No litoral o Paraná e no litoral sul de São Paulo, as ondas devem ficar entre 2,0m e 2,5m e o risco de ressaca é menor.

No litoral norte do Rio de Janeiro e no sul do Espírito Santo, as ondas podem ter picos de até 2,0m na noite da segunda-feira. Não deve haver ressaca.

 

Na terça-feira, 14 de novembro, o mar vai baixando no decorrer do dia. Porém, na madrugada e pela manhã, ainda poderemos ter ondas de até 2,0 m no litoral do Rio de Janeiro e na costa do Espírito Santo, sem risco para as praias.

 

Confira o alerta de ressaca emitido pela Marinha do Brasil em 10/11/17, válido de 22h (hora de Brasília) de 11/11/17 até 22h (hora de Brasília) de 12/11/17

 

AVISO NR 1308/2017

AVISO DE RESSACA

EMITIDO ÀS 1400 HMG - SEX - 10/NOV/2017

RESSACA ENTRE RIO GRANDE (RS) E LAGUNA (SC) A PARTIR DE 120000 HMG. ONDAS DE S 2.5/3.0 METROS.

VÁLIDO ATÉ 130000 HMG.

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

20°
min

30°
max

0mm / 0%

Porto Alegre - RS

19°
min

26°
max

30mm / 90%