Muita chuva para Goiás nos próximos dias

30/01/2018 às 15:37
por Josélia Pegorim

Atualizado 30/01/2018 às 15:52

Oferecimento
Goiânia registra maior chuva em 24h no Brasil. ZCAS provoca muita chuva no Centro-Oeste esta semana.

A chuva voltou a cair com força sobre Goiânia, capital de Goiás. Entre 10 horas do dia 29 e 10 horas de 30 de janeiro de 2018 choveu 78,1 mm, pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia. Foi a maior quantidade de chuva sobre Goiânia este ano até agora e o maior volume de chuva no Brasil neste período de 24 horas.

 

A chuva forte causou alagamentos na capital de Goiás. Com o temporal, o total de chuva sobre Goiânia em janeiro de 2018 subiu para 203,6 mm, mas ainda está 25% abaixo da média normal para este mês que é de aproximadamente 270 mm. Em janeiro de 2017, Goiânia acumulou 176,1 mm de chuva e o maior volume em 24 horas no ano foi de 78,1mm, mas ocorreu no mês de abril.

 

Chuva de ZCAS

As áreas de instabilidade aumentaram muito sobre o estado de Goiás nestes últimos dias de janeiro por causa da reorganização da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) sobre o Brasil. A ZCAS é um dos principais sistemas meteorológicos do verão no Brasil e é responsável por chuva volumosa em especialmente sobre os estados do Centro-Oeste e do Sudeste do Brasil. Esta é a segunda vez que a ZCAS se forma sobre o Brasil no período chuvoso de primavera/verão 2017/2018. O primeiro episódio ocorreu na primeira quinzena de dezembro de 2017 e também provocou bastante chuva sobre Goiânia.

 

Entenda como a ZCAS se forma

 

Mais chuva

A ZCAS permanece bastante ativa sobre o Brasil esta semana e suas áreas de instabilidade vão ficar espalhadas por quase toda a Região Centro-Oeste deixando todo o estado de Goiás com muita nebulosidade e chuva frequente. Até o domingo, Goiânia e muitas outras áreas de Goiás, o Distrito Federal e também o estado de Mato Grosso terão vários eventos de chuva forte e volumosa. Desta vez, o estado de Mato Grosso do Sul não será atingida pela chuva volumosa deste evento de ZCAS. A semana segue com poucas precipitações sobre este estado.

Por causa do excesso da nebulosidade e da chuva, o calor diminui esta semana em todas estas áreas.

Mas a chuva demorou a voltar e Goiânia vai terminar janeiro de 2018 com mais calor do que deveria. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, a média da temperatura máxima do dia 1 até o dia 30 de janeiro foi de 31,5°C, valor que está cerca de 2°C acima da média normal.

CIDADES RELACIONADAS

Goiânia - GO

21°
min

32°
max

0mm / 0%