Oferecido por
Áreas de instabilidade estão atuando sobre Mato Grosso, Goiás e o Distrito Federal provocando temporais. Voltou a chover inclusive nas capitais Cuiabá (MT), Goiânia (GO) e Brasília (DF), elevado o acumulado do mês. O risco de chuva forte permanece alto em grande parte da Região Centro-Oeste nos próximos dias.
Chuva nas capitais
O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) registrou 68,8 mm de chuva em Goiânia entre às 9 horas da quarta-feira (21) e às 9 horas desta quinta-feira (22). Metade desta chuva caiu só na madrugada. O total desde o dia primeiro de fevereiro está em 163 mm, ou 24% abaixo da média mensal.
Cuiabá já superou a média histórica de fevereiro. Choveu 48,8 mm no mesmo período elevando o acumulado total para 329 mm até o agora. Este valor corresponde a 57% acima do normal para o mês.
A chuva em Brasília somou 16,7 mm em 24 horas. A capital também já superou a média de fevereiro em 7%.
A imagem de satélite da tarde desta quinta-feira (22) mostra grandes núcleos de instabilidades sobre Mato Grosso e Goiás indicando a ocorrência de mais temporais.
Mais temporais
Durante esta esta sexta-feira (23), a pressão atmosférica do ar volta a cair de forma acentuada sobre o Centro-Oeste, o que vai favorecer a formação de grandes aglomerados de nuvens carregadas. O tempo permanece bastante instável sobre Mato Grosso, Goiás e o Distrito Federal com previsão de chuva desde cedo e nuvens pesadas crescendo durante todo o dia. Há risco de novos temporais e raios. Pode voltar a chover forte em Cuiabá, em Goiânia e em Brasília.
Foto: Pedro Henrique Costa. Cuiabá/MT.
Ar seco atua em Mato Grosso do Sul
Em Mato Grosso do Sul, as nuvens de chuva perderam força com a entrada do ar seco de origem polar. A diminuição da nebulosidade no céu vai favorecer a queda das temperaturas durante a noite e a madrugada fica mais amena. O sol ainda predomina sobre todo o estado nesta sexta-feira, com previsão de algumas pancadas de chuva apenas no extremo norte da região.
Confira aqui as temperaturas para Campo Grande nos próximos dias.
Como fica o tempo no fim de semana?
O fim de semana ainda vai seguir com o tempo instável e várias pancadas de chuva, especialmente sobre o Mato Grosso, Goiás e o Distrito Federal. Há risco de chuva forte. Os acumulados de chuva ainda serão elevados nestes estados.
Em Mato Grosso do Sul, as pancadas de chuva começam a retornar no sábado (24) por mais áreas do estado, inclusive em Campo Grande (MS). Algumas pancadas de chuva poderão ser de moderada a forte intensidade.
Veja no Agroclima: Excesso de chuva atrapalha plantio do milho no cerrado