Previsão de muita chuva para MT, GO e DF

22/02/2018 às 15:44
por Maria Clara Machado

Oferecimento
Ar fica mais seco em Mato Grosso do Sul

Áreas de instabilidade estão atuando sobre Mato Grosso, Goiás e o Distrito Federal provocando temporais. Voltou a chover inclusive nas capitais Cuiabá (MT), Goiânia (GO) e Brasília (DF), elevado o acumulado do mês. O risco de chuva forte permanece alto em grande parte da Região Centro-Oeste nos próximos dias. 

 

Chuva nas capitais 

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) registrou 68,8 mm de chuva em Goiânia entre às 9 horas da quarta-feira (21) e às 9 horas desta quinta-feira (22). Metade desta chuva caiu só na madrugada. O total desde o dia primeiro de fevereiro está em 163 mm, ou 24% abaixo da média mensal. 

 

Cuiabá já superou a média histórica de fevereiro. Choveu 48,8 mm no mesmo período elevando o acumulado total para 329 mm até o agora. Este valor corresponde a 57% acima do normal para o mês.  

 

A chuva em Brasília somou 16,7 mm em 24 horas. A capital também já superou a média de fevereiro em 7%. 

 

sat_CO_tarde_22.02_ok

  A imagem de satélite da tarde desta quinta-feira (22) mostra grandes núcleos de instabilidades sobre Mato Grosso e Goiás indicando a ocorrência de mais temporais. 

 

Mais temporais 

Durante esta esta sexta-feira (23), a pressão atmosférica do ar volta a cair de forma acentuada sobre o Centro-Oeste, o que vai favorecer a formação de grandes aglomerados de nuvens carregadas. O tempo permanece bastante instável sobre Mato Grosso, Goiás e o Distrito Federal com previsão de chuva desde cedo e nuvens pesadas crescendo durante todo o dia. Há risco de novos temporais e raios. Pode voltar a chover forte em Cuiabá, em Goiânia e em Brasília

 

 

Foto: Pedro Henrique Costa. Cuiabá/MT.

 

Ar seco atua em Mato Grosso do Sul 

Em Mato Grosso do Sul, as nuvens de chuva perderam força com a entrada do ar seco de origem polar. A diminuição da nebulosidade no céu vai favorecer a queda das temperaturas durante a noite e a madrugada fica mais amena. O sol ainda predomina sobre todo o estado nesta sexta-feira, com previsão de algumas pancadas de chuva apenas no extremo norte da região. 

Confira aqui as temperaturas para Campo Grande nos próximos dias. 

 

Como fica o tempo no fim de semana?

 O fim de semana ainda vai seguir com o tempo instável e várias pancadas de chuva, especialmente sobre o Mato Grosso, Goiás e o Distrito Federal. Há risco de chuva forte. Os acumulados de chuva ainda serão elevados nestes estados. 

 

Em Mato Grosso do Sul, as pancadas de chuva começam a retornar no sábado (24) por mais áreas do estado, inclusive em Campo Grande (MS). Algumas pancadas de chuva poderão ser de moderada a forte intensidade.   

 

Veja no Agroclima:  Excesso de chuva atrapalha plantio do milho no cerrado 

 

CIDADES RELACIONADAS

Cuiabá - MT

24°
min

38°
max

0mm / 0%

Campo Grande - MS

22°
min

33°
max

0mm / 0%