Sul do BR sente ar polar nesta terça-feira

12/03/2018 às 16:33
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Umidade volta a baixar no RS, mas há risco de chuva forte para esta semana.

 

Rio Grande do Sul já está sentindo o efeito da nova massa de ar de origem polar que avança sobre o Sul do Brasil. Bagé, na fronteira com o Uruguai, registrou a menor temperatura no Brasil nesta segunda-feira, 12 de março, com 8,7°C de temperatura mínima. Em Porto Alegre, a chegada do ar polar causou uma acentuada queda da temperatura. O aeroporto Salgado Filho registrou 34°C às 15 horas do domingo, 11, e 24°C no mesmo horário nesta segunda-feira.

 

Este ar frio veio junto com uma frente fria que passou pelo litoral da Região Sul e chega ao Rio De Janeiro nesta terça-feira. Não é uma massa de ar polar grande e nem forte, mas causa queda da temperatura e seca o ar na maioria das áreas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina nesta terça-feira, 13 de março.

O ar polar será pouco sentido sobre o Paraná. A sensação de calor ainda vai predominar neste estado.

 

Possibilidade de geada e nevoeiro

Várias áreas do Rio Grande do Sul e do centro-sul de Santa Catarina da região serrana e do planalto sul de Santa Catarina amanhecem a terça-feira com temperatura um pouco abaixo dos 10°C. Cidades mais elevadas das serras gaúcha e catarinense podem registrar temperaturas em torno dos 5°C. É possível que ocorra alguma geada em locais de baixada, onde ocorre maior acúmulo de ar frio, como na região do Vale do Cruzeiro, em São Joaquim, Santa Catarina.

O frio do amanhecer também facilita a formação do nevoeiro especialmente sobre as baixadas e sobre rios e lagos.

 

Chuva

O ar polar não consegue entrar com força por toda a Região Sul. No Paraná e no centro-oeste e norte de Santa Catarina as pancada de chuva com raios voltam a ocorrer à tarde e à noite. Pode chover com moderada a forte intensidade, mas em pequenas áreas.

Há uma possibilidade de chuva a partir da tarde no noroeste do Rio Grande do Sul. Entre as capitais, tem previsão de chuva a partir da tarde para Curitiba. O sol e o tempo seco predominam em Florianópolis e em Porto Alegre.

 

Atenção: mar agitado e risco de ressaca no litoral da Região Sul

 

Temporais à vista

As condições para chuva voltam a aumentar sobre Santa Catarina e Rio Grande do Sul já na quarta-feira, 14 de março. Mas uma nova frente fria chega forte ao Sul do Brasil durante a quina-feira, 15, e a população da Região Sul deve ficar atenta para problemas com chuva forte e ventania. O Rio Grande do Sul deve ser o mais atingido pelos temporais.

 

Outono 2018: de 20 de março, às 13h15min, até 21 de junho, 07h07min (hora de Brasília)

 

 

Foto de Dulcimar, Getúlio Vargas (RS)

CIDADES RELACIONADAS

Florianópolis - SC

19°
min

25°
max

6mm / 80%

Porto Alegre - RS

17°
min

26°
max

30mm / 90%