Chuva diminui em MS e aumenta em GO e no DF

02/04/2018 às 14:10
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Muitas áreas de instabilidade crescem sobre o Centro-Oeste durante a primeira semana de abril

Instabilidade perde força sobre o MS

 

O mês de abril começou com temporais sobre o centro-sul de Mato Grosso do Sul e fortes pancadas de chuva durante o domingo. Entre 9 horas do dia 1 e 9 horas de 2 de abril (hora de Brasília), o Instituto Nacional de Meteorologia registrou 64,6 mm em Campo Grande, 69,2 mmm em Aquidauana e 56,0 mm em Amambai. Todos estes valores estavam na lista dos 10 maiores volumes de chuva registrados pelo INMET no Brasil, neste período de 24 horas.

 

Em Campo Grande e em Aquidauana, a chuva caiu toda entre na tarde e noite do domingo, 1 de abril. Em Amambai, parte da chuva ocorreu também na madrugada desta segunda-feira, 2.

Em Campo Grande, o volume de chuva foi bastante elevado para os padrões de abril. Pelas novas referências Climatológicas do INMET, calculadas para o período de 1981 a 2010, a média de chuva para Campo Grande em abril é de 89,4 mm. Então, os quase 65 mm registrados no domingo corresponderam a quase 72% da média de chuva normal para abril.

 

 

Foto de Antonio Nascimento, Campo Grande (MS)

 

 

Menos chuva em MS, mais chuva em GO e DF

Muitas áreas de instabilidade continuam crescendo sobre o Centro-Oeste do Brasil durante a primeira semana de abril, por causa da grande disponibilidade de calor e de umidade no ar. Mas no decorrer desta semana, a passagem de uma frente fria pelo litoral da Região Sudeste vai ajudar a deixar o tempo mais instável em Goiás e no Distrito Federal. Mato Grosso também terá mais chuva, mas para Mato Grosso do Sul, a tendência é de diminuição da instabilidade.

 

O ar tende a secar sobre o sul e oeste de Mato Grosso do Sul e a chance de chuva é baixa até o fim da semana. Em Campo Grande e nas demais áreas do estado, a semana segue com sol e calor, mas há previsão de pancadas de chuva à tarde e à noite. A chuva deve ser rápida, em pequenas áreas.

 

Em Goiás, no Distrito Federal e em Mato Grosso, a primeira semana de abril continua com muitas nuvens, períodos com sol e pancadas de chuva frequentes. Há risco de chuva forte todos os dias, pelo menos até o sábado, incluindo nas capitais Cuiabá, Goiânia e em Brasília.

CIDADES RELACIONADAS

Cuiabá - MT

24°
min

38°
max

0mm / 0%

Campo Grande - MS

22°
min

33°
max

0mm / 0%