Chuva não dá trégua a Mato Grosso do Sul

25/10/2018 às 16:43
por Maria Clara Machado

Oferecimento
Áreas de instabilidade continuam espalhadas por grande parte da Região Centro-Oeste

Grandes áreas de instabilidade vão persistir sobre o estado de Mato Grosso do Sul mantendo o alerta para mais chuva no decorrer desta sexta-feira (26). Todas as áreas estarão sujeitas à chuva moderada à forte, e principalmente o sul e o leste do estado, ainda poderão ter acumulados elevados. São áreas que já receberam muita chuva neste mês de outubro. 

 

"Uma área de baixa pressão atmosférica ajuda a concentrar o ar úmido e quente facilitando a formação de nuvens carregadas sobre todo o estado de Mato Grosso do Sul nesta sexta-feira", explica a meteorologista Josélia Pegorim.

 

O céu permanece com uma grande quantidade de nuvens e há previsão de várias pancadas de chuva com raios. A chuva pode cair em forma de temporais ou também se prolongar por várias horas. Também há alerta para rajadas de vento de moderada a forte intensidade, de até  80 km/h. O tempo vai seguir instável em Campo Grande e a capital está no alerta para chuva forte.  

 

Chuva em 24 horas 

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) registrou 56,8 mm de chuva em Itaquiraí, entre às 15 horas de quarta-feira (24) e às 15 horas desta quinta-feira (25). No mesmo período, choveu 44,4 mm em Jardim, 41,2 mm em Bela Vista, 33,6 mm em Juti, 31 mm em Bataguassu, 32,6 mm em Ivinhema, 29,6 mm em Sete Quedas e 24,6 mm em Corumbá.  

 

Foto: Alexandre Carvalho. Caarapó/MS

 

GO, DF e MT com risco de chuva forte 

Além de Mato Grosso do Sul, o risco de chuva moderada à forte também é alto para Goiás e o Distrito Federal nesta sexta-feira. Os períodos de sol serão maiores, mas a partir da tarde ocorrem pancadas de chuva com raios poe diversas áreas e que poderão ser fortes. 

 

Na tarde desta quinta-feira, Gama, no Distrito Federal, teve muita chuva. Foram 44 mm só entre às 13 horas e às 15 horas, pelas medições do INMET. Novos temporais são esperados para esta sexta. 

 

Já em Mato Grosso, há uma tendência da diminuição da chuva no norte do estado. As pancadas de chuva com raios continuam no sul de Mato Grosso, inclusive com previsão de chuva para Cuiabá

 

Quando a chuva diminui?

O fim de semana vai começar com as áreas de instabilidade ativas por toda a Região Centro-Oeste. As pancadas de chuva ainda serão frequentes e especialmente Mato Grosso do Sul deve continuar com o tempo bastante instável e alerta para mais chuva forte no sábado (27). 

 

A instabilidade tende a enfraquecer só no domingo (28), e o sol volta a aparecer forte em Mato Grosso do Sul. O tempo fica firme no sul do estado e algumas pancadas de chuva ocorrem em Campo Grande e nas outras áreas. Mato Grosso, Goiás e o Distrito Federal continuam com bons períodos de sol e pancadas de chuva acompanhadas por raios, principalmente entre à tarde e a noite.  

 

Quer saber mais sobre o tempo no Domingo de Eleições? Veja aqui!

  

CIDADES RELACIONADAS

Cuiabá - MT

24°
min

38°
max

0mm / 0%

Campo Grande - MS

22°
min

33°
max

0mm / 0%