Caixa de leite reutilizada vira elemento de controle solar

21/08/2019 às 12:55
por Redação

Oferecimento
Desenvolvida pelo Laboratório de Conforto Térmico, da Univali, técnica controla iluminação natural e garante melhoria do desempenho térmico

Alunos e professores do Laboratório de Conforto Ambiental (Laca) do curso de Arquitetura e Urbanismo, da Escola de Artes, Comunicação e Hospitalidade, do Campus da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), em Florianópolis, desenvolveram uma solução criativa para impedir a incidência direta de radiação solar.

 

Os jovens reutilizaram caixas de leite e suco para criar um quebra-sol (ou brise-soleil). Normalmente esse tipo de dispositivo arquitetônico integra a fachada das edificações.

 

image008

 

Na solução desenvolvida por Rafael Prado Cartana, professor e coordenador do Laca/Univali, e aplicada pelo grupo de alunos do laboratório, durante uma oficina, as caixas de suco e de leite foram cortadas e coladas, em ângulo, para promover, pela área interna do ambiente, a obstrução da radiação solar direta, causar o mínimo de restrição visual e permitir boa admissão de luz natural.

image009

 

Por meio de modelagens e simulações computacionais o grupo calculou qual o efeito da aplicação dos modelos na janela do espaço.

 

"Consideramos as características do material utilizado, suas possibilidades geométricas de montagem e composição, associadamente ao seu desempenho térmico e lumínico"", diz Rafael Prado Cartana, professor e coordenador do Laca/Univali. Ele explica, ainda, que as simulações demonstram, para diferentes datas e horários, que o sistema proposto evita a admissão direta de sol e que os testes já realizados demonstraram que, com a aplicação do método, tanto a iluminação quanto a sensação térmica do ambiente foram melhoradas.

 

image014

 

Fonte/Fotos: Coordenadoria de Comunicação da Univali

CIDADES RELACIONADAS

Florianópolis - SC

24°
min

30°
max

15mm / 90%