Primavera 2020 com La Niña

20/09/2020 às 04:09
por Redação

Oferecimento
Este episódio do podcast O Clima entre Nós comenta a previsão climática para a primavera 2020, que será influenciada pelo fenômeno La Niña,

A primavera de 2020 começa no dia 22 de setembro, às 10h31, no horário de Brasília, e prossegue até às 7h02 (Brasília)  do dia 21 de dezembro. 

 

Para a maioria das Regiões do Brasil, a primavera é uma estação de transição da seca e do frio do inverno para o calor e o ar úmido do verão. A palavra primavera vem do latim primo vere, que pode ser entendido como o “primeiro verão”.  

 

É a primavera que traz a chuva de volta, que vai começar a molhar a terra para o plantio de novas safras, que limpa o ar dos dias mais poluídos do inverno. No início da estação, a chuva ocorre de forma irregular e intercalada com períodos secos, mas vai aumentando de frequência no decorrer da estação. 

 

Em quase todo o Brasil, primavera significa aumento da chuva e do calor, mas para a maioria das áreas do Nordeste, esta é a estação do calor intenso e da seca. A porção norte da Região Norte tem pouca chuva durante parte da primavera. 

 

Com o aumento da umidade e do calor pelo interior do país, as grandes nuvens que provocam temporais reaparecem por quase todo o país. Os fins de tarde com pancadas de chuva ficam cada vez mais frequentes. Frentes frias continuam avançando sobre o país e algumas têm força para chegar à Bahia.

 

As temperaturas no centro-sul do país aumentam naturalmente com o enfraquecimento das massas de ar frio que chegam ao Brasil e com o aumento do números de horas de sol. O aumento do calor é uma característica da estação.

 

Primavera com La Niña

Desde o começo de setembro de 2020, as águas do oceano Pacífico Equatorial Leste estão com temperatura abaixo da média. É este resfriamento que caracteriza o fenômeno oceânico-atmosférico La Niña que, como o El Niño (aquecimento acima do normal do Pacífico Equatorial Leste), modifica o padrão de chuva e de temperatura em diversas regiões do planeta.

 

A expectativa é de este evento La Niña seja fraco e de curta duração.

 

 

 

Impactos globais da La Niña no Hemisfério Sul - Junho a setembro)

 

 

La Niña no Brasil

No Brasil, os efeitos climáticos mais característicos por causa da La Niña é são o aumento da chuva sobre o Nordeste e a diminuição da chuva sobre a Região Sul

A La Niña também facilita a formação dos canais de umidade do Norte para o Centro-Oeste e Sudeste do Brasil, o que resulta em formação de áreas de instabilidade mais frequentes sobre estas Regiões.

 

 

 

Impactos globais da La Niña no hemisfério Sul (dezembro a março)

 

 

 

Neste episódio do podcast O Clima entre Nós, a meteorologista Josélia Pegorim conversa com Filipe Pungirum, um dos especialistas em previsão climática da Climatempo, comentam a previsão climática para a primavera 2020 para cada Região do Brasil e também aspectos relacionados com a geração de energia hidroelétrica e o abastecimento de mananciais.


 

Você encontra o podcast O Clima entre Nós nas principais plataformas de podcast:

DeezerOvercast, Spotify, Apple, Google, Breaker, Radio Public,

 

 

Boa escuta!

 

 

 

 

 

 

Outras sugestões de escutas

 

Furacões: previsíveis e perigosos

 

São Paulo: da garoa aos temporais

 

Sol, home office, pandemia e a sua vitamina D

 

O que a pandemia tem a ver com o aquecimento global?

 

Pele: o termômetro do nosso corpo (parte 1)

 

Pele: o termômetro do nosso corpo (parte 2)

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

21°
min

32°
max

15mm / 90%

Brasília - DF

21°
min

30°
max

10mm / 67%