Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Quando vai fazer calor em São Paulo?

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Foto de Mariana Angelo, São Paulo (SP)

5 min de leitura

Oferecido por

A temperatura máxima na cidade de São Paulo na terça-feira, 6, ficou em torno dos 23°C, um valor bastante ameno para um dia de novembro. A média normal para a temperatura máxima deste mês é de quase 27°C, conforme cálculos do Instituto Nacional de Meteorologia para o período de 1981 a 2010.

A terça-feira já não foi um dia quente e a temperatura vai baixar ainda mais nas próximas 48 horas. Se a previsão de confirmar, a capital paulista via ficar com ares de inverno na quinta-feira, 8 de novembro.



Com as roupas fechadas e os cobertores que  a população de São Paulo ainda está tendo que usar quase na metade da primavera, a pergunta mais frequente que tem chegado aos ouvidos dos meteorologistas é: quando vai fazer calor em São Paulo, mas não o calor de um dia só?

 

 

Foto de Mariana Angelo, São Paulo (SP)

 

 

Semana quase toda fria

O calor de mais de 30°C que fez no sábado passado, 3, será sentido por alguns dias a partir do domingo, 11 de novembro. Mas até lá, a temperatura entra novamente em declínio. Nesta quarta-feira, 7 de novembro, com a volta da chuva e do vento frio, o termômetro pode ficar ligeiramente acima dos 20°C, mas na quinta, 8, deve ficar abaixo desta marca. A sensação de frio aumenta no fim da tarde desta quarta-feira e será durante a quinta, a sensação térmica poderá chegar a valores da ordem de 12°C.

Na sexta-feira, 9, com a previsão da diminuição da chuva e alguns períodos com sol, a temperatura já terá grande elevação, mas a sensação de calor só virá na tarde do sábado, 10 de novembro. Mas até lá, as madrugadas serão frias. O domingo será quente e vai esquentar mais na segunda-feira.

 

O gráfico mostra a previsão da variação da temperatura na cidade de São Paulo até o da 15 de novembro. O calor se sustenta até o dia 14. A brusca queda da temperatura estimada para o feriado de 15 de novembro está associada a chegada de outra frente fria, a segunda do mês de novembro.

 

 

 

Por que não está esquentando?

Frente frias (e suas massas de ar frio) podem passar pela costa do Sul e do Sudeste em qualquer época do ano. Mas em geral, as massas frias de outubro e de novembro já não são fortes. O que acontece nesta semana é que a massa de ar frio que se espalha sobre o mar, ao largo destas Regiões, tem força muito acima do normal para novembro. 

A frente fria prevista para o feriado de 15 de novembro não deve trazer muito ar frio para São Paulo, mas isto não descarta a chance de mais frentes frias e novas quedas bruscas de temperatura na segunda quinzena de novembro.

 

Tardes frias de outubro

O que fez das tardes de outubro de 2018 serem, em média, as mais frias em oito anos foi o excesso de nebulosidade e a presença mais frequente de ar polar do que o normal.  Seis frentes frias passaram pelo litoral paulista durante o mês de outubro e quase todas associadas a massas polares mais fortes do que o usual para esta época do ano.

 

Segundo cálculos do Instituto Nacional de Meteorologia, a média das temperaturas máximas registradas em outubro de 2018 foi de 24,7 °C, valor 1,2°C abaixo da média histórica para outubro que é de 25,9°C (climatologia de 1981-2010). Foi a média de máximas mais baixa desde 2010, quando a média das temperaturas máximas de outubro foi de 24,6 °C.

As frias tardes de outubro de 2018 contrastam fortemente com o ano passado, quando a média das temperaturas máximas foi de 27,1°C.  

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias