Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Pancadas de chuva aumentam na Região Sul

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Foto de Nilviane Scheffer, Cruz Alta (RS)

3 min de leitura

Oferecido por

A nebulosidade aumentou bastante sobre a Região Sul do Brasil. O vento quente e úmido, que sopra do Norte está trazendo mais calor e umidade para os estados nesta quarta-feira (28). Além disso, os meteorologistas observam a intensificação de um sistema de baixa pressão atmosférica entre o Paraguai e o Brasil, que também estimula a formação de nuvens carregadas ao longo do dia. 

 

Condições para chuva aumentam 

O Rio Grande do Sul já registrou pancadas de chuva com volumes moderados nas últimas 24 horas e a tendência é do retorno dos temporais por várias áreas. Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), choveu 31,6 mm em Dom Pedrito, 29,4 mm em Santiago e 17,6 mm em Santa Vitória do Palmar, entre às 9 horas de terça-feira e às 9 horas desta quarta-feira.   

 

Foto: Nilviane Scheffer. Cruz Alta/RS.

 

Todo o estado do Rio Grande do Sul, o oeste de Santa Catarina e do Paraná ficam mais instáveis e podem esperar por pancadas de chuva com raios a qualquer hora, com risco de chuva de moderada à forte intensidade. Ainda na maioria das áreas de Santa Catarina e do Paraná, as pancadas de chuva ocorrem a partir da tarde e o sol aparece entre muita nebulosidade. 

 

SAT_SUL_28.11

Imagem de satélite mostra o crescimento das nuvens sobre a Região Sul e o Paraguai.

 

Próximos dias 

Na quinta-feira (29), as condições de chuva aumentam mais. As nuvens carregadas tendem a se espalhar por toda a Região Sul e o alerta é para temporais sobre o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e o Paraná. As rajadas de vento podem alcançar os 80 km/h em todo o Sul. As capitais Porto Alegre (RS), Florianópolis (SC) e Curitiba (PR) também estão sujeitas à chuva forte. 

 

O último dia de novembro (30) e a virada para dezembro (1) também serão de tempo instável e a Região Sul deve continuar com as pancadas de chuva e risco de temporais. O fim de semana deve começar com chuva forte e bastante nebulosidade. 

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias