Calores de São Paulo, Rio, Curitiba e Porto Alegre
Nesta terça-feira, 3 de novembro, a temperatura chegou a 31,2°C em São Paulo. Foi o dia mais quente na capital paulista desde 9 de outubro, quando a temperatura chegou a 34,1°C.
Em Curitiba a temperatura chegou a 30,4°C, igualando a marca de 29 de agosto. A última vez que Curitiba atingiu a marca dos 30°C foi no dia 26 de setembro.
No Rio de Janeiro, a temperatura nesta terça-feira chegou aos 35,5°C, a maior desde o dia 29 de agosto, quando os cariocas sentiram o calor de 37,8°C. Sensação de calor semelhante à desta terça-feira foi sentida no dia 29 de setembro, quando a temperatura atingiu 35,0°C.
Mas se considerarmos as temperaturas máximas dos dias 1 e 2 de novembro, que superaram os 29°C, essa foi a maior sequência de dias quentes que o Rio de Janeiro teve desde meados de outubro, quando a temperatura variou de 30°C a 32°C, entre os dias 13 e 16 de outubro.
Em Porto Alegre, a temperatura nesta terça-feira chegou 29,5°C , depois de alcançar 32°C no feriado de 2 de novembro. Considerando os 28°C que fez no domingo, 1 de novembro, esta foi a maior sequência de dias quentes na capital gaúcha desde meados de julho, quando Porto Alegre teve quatro dias consecutivos com temperaturas acima de 28°C, nos dias 16, 17,18 e 19 de julho de 2026.
Até quando vai o calor em Curitiba São Paulo e Rio?
Esta quarta-feira, 4 de novembro, ainda será bastante quente em Curitiba, com temperatura de até 28°C. Atenção para o risco de fortes pancadas de chuva a partir da tarde.
A partir da quinta-feira, 5 de novembro, a temperatura começa a baixar em Curitiba. A chuva e o excesso de nebulosidade vão dificultar o aquecimento. Na sexta-feira e no fim de semana, além do excesso de nuvens, a entrada de ar frio de origem polar vai causar uma acentuada queda da temperatura. A sensação térmica será de frio.
São Paulo ainda terá calor um pouco acima dos 30°C nesta quarta-feira e no Rio de Janeiro, a temperatura pode chegar novamente aos 35°C. As duas capitais ficam com muito sol, mas podem ter rápidas pancadas de chuva à tarde.
Durante a quinta-feira, 5 de outubro, áreas de instabilidade de uma frente fria trazem chuva forte e muita nebulosidade por todo o estado de São Paulo. A região da capital paulista terá tempo instável, com risco de chuva forte. O ar ainda fica abafado, mas a temperatura já não sobe como no dia anterior.
Na sexta-feira e durante o fim de semana, o excesso de nebulosidade, a chuva e o ar frio trazido pela frente fria vão baixando a temperatura na região da Grande São Paulo.
- Durante o sábado, 7 de novembro, outra frente fria estará chegando a São Paulo trazendo mais chuva. O ar frio e a chuva desta segunda frente fria vão deixar o domingo chuvoso e com sensação de frio o dia todo. A temperatura máxima não deve passar dos 20°C.
Na quinta-feira, 5 de novembro, o Rio de Janeiro vai esquentar um pouco mais. O risco de pancadas de chuva também aumenta à tarde e à noite, por causa da aproximação da mesma frente fria que muda o tempo em São Paulo.
Durante a sexta-feira, com o avanço desta frente fria sobre o Rio de Janeiro, a nebulosidade e o risco de chuva aumentam no Grande Rio e a temperatura volta a baixar.
No sábado, 6 de novembro, o sol reaparece e a temperatura sobe rapidamente passando novamente dos 30°C. O aumento do calor estará relacionado também com a aproximação de uma nova frente fria, que derruba a temperatura durante o domingo na cidade do Rio. A tarde do domingo pode ter temperatura 10°C mais baixa do que a do sábado.
Temperatura cai em Porto Alegre a partir desta quarta
As áreas de instabilidade que se espalham pelo Sul do Brasil durante esta quarta-feira, 4 de novembro, deixam muita nebulosidade sobre a Grande Porto Alegre e podem provocar chuva forte. Por isso a temperatura já começa a baixar novamente na capital gaúcha. Durante a quinta-feira, 5, a entrada de ar frio de origem polar e a presença de muitas nuvens vão manter a temperatura amena o dia todo.
O sol da sexta-feira trará uma ligeira elevação da temperatura e sensação de um pouco de calor, em alguns momentos. Mas durante o sábado, 7 de novembro, outra frente fria chega forte trazendo chuva e ar frio de origem polar, com moderada para forte intensidade, que derrubam novamente a temperatura por todo o Rio Grande do Sul. Tanto no sábado quanto no domingo, a capital gaúcha terá a sensação de frio o dia todo e a temperatura máxima não deve superar os 20°C.



