As condições meteorológicas desta semana no centro-sul do Brasil serão completamente diferentes do que vinha sendo observado durante o mês de abril. Um bloqueio atmosférico se estabelece dificultando o deslocamento normal das frentes frias do Sul para o Sudeste do país, reduzindo os níveis de umidade no ar e as condições para a chuva em muitas áreas do Sudeste, do Centro-Oeste e do Sul do Brasil.
O que é um bloqueio atmosférico?
Um bloqueio atmosférico é uma estagnação do movimento normal do ar causada por uma alta pressão atmosférica (veja explicação abaixo) que fica parada, ou quase parada, numa mesma posição, por pelo menos 5 dias consecutivos. Mas bloqueios atmosféricos podem se prolongar por semanas!
Bloqueios atmosféricos podem ocorrer em qualquer época do ano e gerar ondas de calor até mesmo no inverno. Quando estes bloqueios ocorrem nos períodos naturalmente mais quentes do ano, como a primavera e o verão, nos dois hemisférios, temos um somatório de ar quente.
Quando ocorre o bloqueio?
Este bloqueio atmosférico deve atuar entre os dias 5 e 10 de Maio de 2025. No final desta semana, na sexta-feira 9 de Maio, uma frente fria deve entrar com força no Rio Grande do Sul e romper este bloqueio atmosférico. Esta frente fria deve chegar ao litoral paulista entre a noite do sábado e a madrugada do domingo, 11 de maio.
Efeitos do bloqueio atmosférico
Baixa umidade no ar
Os níveis de umidade no ar vão baixar ao longo desta semana e devem ficar abaixo dos 30% em várias áreas do Sul, do Sudeste e do Centro-Oeste do Brasil. Nesta segunda-feira, 5 de maio, vários estados dessas regiões já registraram níveis de umidade entre 30% e 40% e a tendência é de que a umidade do ar fique ainda mais baixa nos próximos dias..
Em Campo Bom (RS) em Goiânia (GO), nível de unidade no ar baixou para 33%. em São Paulo (SP) a unidade relativa do ar chegou a 34%. Em Três Lagoas (MS) em Montes Claros (MG), a 35%. Em Baixo IGuaçu, a umidade relativa do ar chegou aos 40% nesta segunda-feira.
Redução da chuva
A situação de bloqueio determina as condições do tempo em várias áreas do Sul, do Sudeste e do Centro-Oeste do país. O ar seco que se estabelece sobre parte dessas regiões vai dificultar a formação das grandes nuvens e a ocorrência de chuva. Por isso, muitas áreas dessas regiões vão passar quase toda a semana com muito sol e nada de chuva.
O bloqueio desta semana vai forçar uma concentração da chuva no extremo sul do Brasil. A fronteira com o Uruguai pode ter temporais!
Elevação da temperatura: veranico
Sem a renovação do ar frio polar no interior do Brasil e com o sol forte por várias horas consecutivas, as temperaturas no centro-sul do país vão ter uma grande elevação nos próximos dias. Muitas áreas vão ter um calor atípico para essa época do ano.
Este período quente e seco será chamado de veranico. não podemos dizer que o centro sul do Brasil estará numa onda de calor, porque as noites vão continuar frescas. As temperaturas à noite ainda serão amenas, permitindo o conforto térmico.
Qualidade do ar piora
O sistema de alta pressão atmosférica que causa o bloqueio atmosférico diminui as condições para a chuva e também reduz o vento. A falta de chuva e o ar parado nos próximos dias vão deixar o ar mais poluído. A poeira fica em suspensão piorando a qualidade do ar nas áreas rurais. Mas nos centros urbanos, além da poeira, a falta de ventos e de chuva vão aumentar a concentração de outros poluentes no ar.
Atenção: Se você já tem problemas alérgicos ou respiratórios, fique atento nesta semana, pois a piora na qualidade do ar poderá trazer mais desconforto, facilitando o surgimento das crises alérgicas e respiratórias. A maior hidratação da pele e também o aumento da ingestão de água são recomendações para esses dias secos.
Grande amplitude térmica
Um outro efeito muito comum quando se tem uma situação de bloqueio atmosférico é a grande amplitude térmica, que é a diferença entre a maior e a menor temperatura em um mesmo dia. Uma diferença de 15°C ou mais entre a temperatura máxima e a mínima do dia já é considerada uma grande amplitude térmica.
Em várias áreas do Sul e do Sudeste, esta semana será com um amanhecer relativamente frio, mas a tarde será quente. Isso vai fazer com que muita gente tenha que se agasalhar de manhã cedo, mas dispense o casaco já no fim da manhã por causa da grande elevação da temperatura. Ao anoitecer, depois que o sol for embora, a temperatura volta baixar rapidamente exigindo a volta do agasalho.
O que é uma alta pressão atmosférica?
Altas pressões atmosféricas são regiões onde a pressão do ar está mais alta do que o seu redor.
As altas pressões atmosféricas são regiões onde o ar seca por causa da subsidência (veja explicação abaixo). Por isso, regiões que estão sob influência de uma alta pressão ficam com pouca nebulosidade, com pouca ou nenhuma ocorrência de chuva. Massas de ar frio e ondas de calor são associadas a altas pressões atmosféricas. Os dias gelados e com céu azul do outono/inverno, com o ar parado, quase sem vento, são típicos da presença de uma alta pressão de origem polar. Dias ensolarados, quentes e secos são típicos de onda de calor.

Alta pressão atmosférica é uma região onde a pressão do ar está mais alta do que o seu redor. O ar se movimenta no sentido anti-horário, no Hemisfério Sul (Fonte: Climatempo)
Alta pressão atmosférica causa subsidência do ar
Uma alta pressão atmosférica causa um forte movimento de ar de cima para baixo chamado de subsidência. A subsidência deixa o ar seco e a redução da umidade do ar inibe o crescimento das nuvens e diminui a chance de chover. Além disso, a alta pressão atmosférica naturalmente comprime o ar próximo da superfície fazendo o ar esquentar mais.

A subsidência causada por um sistema de alta pressão atmosférica diminui a umidade do ar (Fonte: Climatempo)