O mês de setembro começou muito quente na região de Cuiabá. A capital de Mato Grosso bateu o recorde de calor para o ano de 2025 com a temperatura máxima de 40,9°C. Este valor foi feito por medição automática e ainda é provisório. É preciso esperar a leitura manual da temperatura máxima que o Instituto Nacional de Meteorologia fará às 21 horas, horário de Brasília. O recorde anterior de maior temperatura em 2025 em Cuiabá era de 40,2°C, no dia 18 de agosto.
Além de estabelecer um novo recorde de calor para este ano, nesta segunda-feira, 1 de setembro, Cuiabá foi o local mais quente do Brasil e a capital mais seca. A umidade relativa mínima chegou aos 13%.
Outras cidades de Mato Grosso registraram temperaturas um pouco acima dos 39°C. Em Rondonópolis, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou 39,3°C e em Rosário Oeste, 39,6°C.
Semana pode terminar com virada do tempo
O calor intenso e o tempo seco vão predominar na região de Cuiabá até a próxima quinta-feira. Mas na sexta-feira, é possível que haja uma queda acentuada de temperatura e um grande aumento de umidade devido a influência de uma frente fria.