O mês de agosto começou muito quente em Cuiabá e a capital de Mato Grosso estabeleceu um novo recorde de calor para 2025. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou a temperatura máxima de 38,2°C na tarde desta sexta-feira, 1 de agosto. Esta temperatura foi medida às 15 horas e deve ser considerada como máxima provisória. A temperatura máxima definitiva do dia 1 de agosto será conhecida na nova leitura termométrica que será feita às 21 horas pelo Inmet, hora de Brasília, e poderá ser um pouco maior do que o valor da temperatura das 15 horas. O recorde anterior de maior temperatura em 2025 em Cuiabá era de 37,6 graus, no dia 26 de julho. Cuiabá também foi a capital mais seca do Brasil nesta sexta-feira, com umidade relativa mínima de 17%.
Calor aumenta no fim de semana
O primeiro fim de semana de agosto será marcado por um grande aquecimento sobre o Brasil. A temperatura pode subir mais na região de Cuiabá e um novo recorde de calor para este ano poderá ser observado. Além do sol forte e do calor intenso, a população de Cuiabá e de todo o estado de Mato Grosso vai enfrentar um fim de semana com ar bastante seco. Níveis de umidade um pouco abaixo dos 20% devem ser registrados em vários locais do estado, inclusive na região da capital.
Há expectativa de onda de calor no Centro-Oeste do país durante a segunda quinzena de agosto e a temperatura em Cuiabá, e em outras áreas do estado de Mato Grosso, poderá alcançar ou até superar um pouco a marca dos 40°C.