Uma das principais características climáticas do mês de agosto é o ar muito seco em quase todo o país e também uma grande elevação da temperatura em relação aos meses de julho e junho.
A chuva normalmente se concentra no extremo norte do país, em áreas próximas ao litoral do Nordeste e do Sudeste do país. Mas a passagem de frentes frias pode provocar temporais na região Sul. Os eventos de chuva sobre a região Centro-Oeste e no interior do Sudeste são raros e normalmente ocorrem na passagem de frentes frias continentais. No centro-norte do Brasil, temperaturas entre 38°C e 40°C são comuns em estados como o Tocantins, Pará, Maranhão, Bahia e também no norte de Mato Grosso. As tardes ficam mais quentes em Goiás, em Mato Grosso do Sul, no interior de São Paulo e em Minas Gerais. Também ocorre um aquecimento natural no norte do Paraná. O ar frio de origem ainda pode chegar com força ao Brasil causando acentuada queda de temperatura no centro-sul do país. Episódios de geada não são incomuns no Sul do Brasil durante o mês de agosto. Até mesmo a queda de neve já foi observada em agosto no passado não muito distante.
Por causa do ar muito seco e da elevação da temperatura, uma das grandes preocupações durante o mês de agosto é o aumento do risco de alastramento de focos de fogo. aumento do risco de alastramento de focos de fogo
Como será a chuva no Brasil em agosto de 2025?
Agosto de 2025 ainda será um mês predominantemente seco no Brasil. A maioria das frentes frias ao longo do mês serão oceânicas, estimulando a ocorrência de chuva em áreas próximas do litoral do Sul e do Sudeste. Mas duas ou três frentes frias continentais devem passar pelo país, favorecendo chuva não só na região Sul, mas também em áreas do interior do Sudeste e até sobre partes do Centro-Oeste do país.
A primeira dessas frentes frias ocorre já na primeira semana de agosto e pode provocar temporais nos estados do Sul e eventos de chuva moderada a forte em Mato Grosso do Sul e nos estados da região Sudeste do país. Outra frente fria importante deve ser esperada para a virada de agosto para setembro.
De forma geral, a chuva de agosto deve ficar próxima da média no interior do Nordeste, no Tocantins, leste do Pará, leste de Mato Grosso, em Goiás e no Distrito Federal. Deve chover menos do que o normal no extremo norte do país, na região do litoral do Maranhão, no Amapá, norte do Pará e do Amazonas e em Roraima, incluindo as capitais São Luiz, Belém, Macapá, Manaus e Boa Vista.
Uma situação especial está sendo esperada para os estados do Amazonas, Acre e Rondônia onde deve chover com mais frequência do que o normal. Isso será importante para reduzir o risco de expansão de fogo em alguns períodos do mês. Canais de umidade poderão se organizar entre o Norte e o Sul do país facilitando a ocorrência de chuva em áreas do oeste e sul de Mato Grosso, no estado de Mato Grosso do Sul, São Paulo e por quase toda a região Sul do Brasil. A previsão indica que deve chover um pouco acima do normal nessas áreas. Mas vale lembrar que as médias de chuva para agosto no Centro-Oeste e no Sudeste são muito baixas. Assim, uma chuva moderada, entre 10 mm e 20 mm, já poderá igualar e até superar a média de precipitação para agosto.
Há risco de temporais no Sul do Brasil especialmente na primeira semana de agosto, no começo da segunda quinzena e no fim do mês.
A circulação de ventos média sobre o Brasil, e também a passagem de frentes frias pela costa da Bahia, vão facilitar a continuidade das áreas de chuva na costa leste do Nordeste. Alguns episódios de chuva moderada a forte poderão ocorrer especialmente entre Pernambuco e o Rio Grande do Norte. Os eventos de chuva diminuem na costa norte do Nordeste, mas o litoral do Maranhão ainda poderá ter alguns episódios de chuva moderada a forte.

Tendência do volume de chuva nio Brasil em agosto de 2025: chuva um pouco acima do normal em áreas do Sul, do Sudeste e do Centro-Oeste (Fonte: Climatempo)
Qual a tendência da temperatura no Brasil em agosto de 2025?
Mesmo com a passagem de frentes frias pelo interior do país, agosto de 2025 será um mês com temperatura um pouco acima da média na maioria das áreas do país. Há risco de onda de calor na região Centro-Oeste, em parte do Nordeste e do Norte e em parte do interior do Sudeste especialmente durante a segunda quinzena do mês.
Um resfriamento acentuado no centro-sul do país deve ocorrer no começo da segunda quinzena de agosto, com a passagem de uma frente fria continental. Há possibilidade até de ocorrência de friagem no sul da região Norte do Brasil na passagem desta frente fria.

Tendência da temperatura no Brasil em agosto de 2025: risco de onda de calor no CO e interior do SE (Fonte: Climatempo)
Tendência do clima em agosto de 2025 nas capitais
Confira a tendência da temperatura e do volume de chuva nas capitais brasileiras para agosto de 2025, em relação à média climatológica.
Região Sul
Porto Alegre: chuva e temperatura dentro da média
Florianópolis: chuva um pouco acima da média e temperatura dentro da média
Curitiba: chuva um pouco acima da média e temperatura dentro da média
Região Sudeste
São Paulo: chuva e temperatura um pouco acima da média
Rio de Janeiro: chuva um pouco acima da média e temperatura perto da média
Vitória: chuva um pouco acima da média e temperatura perto da média
Belo Horizonte: chuva e temperatura um pouco acima da média
Região Centro-Oeste
Campo Grande: chuva e temperatura um pouco acima da média (risco de onda de calor)
Goiânia: chuva dentro da média e temperatura um pouco acima da média (risco de onda de calor)
Brasília: chuva dentro da média e temperatura um pouco acima da média (risco de onda de calor)
Cuiabá: chuva e temperatura um pouco acima da média (risco de onda de calor)
Região Nordeste
Salvador: chuva um pouco abaixo da média e temperatura perto da média
Aracaju:chuva um pouco abaixo da média e temperatura perto da média
Maceió: chuva um pouco abaixo da média e temperatura perto da média
Recife: chuva e temperatura dentro da média
João Pessoa: chuva dentro da média e temperatura um pouco acima da média
Natal: chuva dentro da média e temperatura um pouco acima da média
Fortaleza: chuva dentro da média e temperatura um pouco acima da média
Teresina: chuva e temperatura dentro da média
São Luiz: chuva um pouco abaixo da média e temperatura um pouco acima da média
Região Norte
Palmas: chuva dentro da média e temperatura um pouco acima da média (risco de onda de calor)
Belém: chuva um pouco abaixo da média e temperatura um pouco acima da média
Manaus: chuva um pouco abaixo da média e temperatura um pouco acima da média
Macapá: chuva um pouco abaixo da média e temperatura um pouco acima da média
Boa Vista: chuva um pouco abaixo da média e temperatura um pouco acima da média
Porto Velho: chuva e temperatura um pouco acima da média (possibilidade de friagem)
Rio Branco: chuva e temperatura um pouco acima da média (possibilidade de friagem)