O segundo domingo de agosto, dia 9, é especial por que comemoramos no Brasil o Dia dos Pais. Você já comprou um presente para o seu pai? Ainda está analisando sugestões? Então, preste atenção nas dicas que a Climatempo vai dar agora, sobre a grande mudança das condições do tempo que o centro-sul do Brasil terá neste fim de semana.
Uma frente fria de forte intensidade vai avançar do Sul para o Sudeste e para o Centro-Oeste do país. Além da chuva, o principal destaque desta frente fria é a sua forte massa de ar frio de origem polar, que vai causar uma queda de temperatura muito acentuada. No fim de semana do Dia dos Pais, estados do centro-sul do Brasil e também o Acre, Rondônia e o sul do Amazonas vão viver o início da quinta onda de frio de 2025.
Então, se o seu papai é friorento, aposte num cachecol bem quentinho, ou em outras peças de roupa que possam esquentar o frio que vem por aí!
Nova onda de frio invade o centro-sul do Brasil
A nova onda de frio que avança para o Brasil começa a baixar as temperaturas na região Sul durante a sexta-feira,8 de agosto. No fim de semana do Dia dos Pais, o frio será constante e intenso. Muitos abraços para esquentar o paizão! Muitas áreas nos três estados voltam a registrar temperaturas abaixo de 0°C no amanhecer do sábado e do domingo. E por isso tem condições para geada nesses dois dias.
O vento gelado começa a ser sentido em parte de São Paulo, de Mato Grosso do Sul e de Mato Grosso já nesta sexta-feira. Mas é durante o fim de semana do Dia dos Pais, que a nova onda de frio se espalha pelo Sudeste pelo Centro-Oeste do país, provocando uma acentuada queda de temperatura. Em capitais como São Paulo e Campo Grande, o domingo será gelado e amanhece com temperatura um pouco abaixo dos 10°C. No Rio de Janeiro, o Dia dos Pais será frio e até com um pouco de chuva. Em Vitória, o domingo ainda será abafado e tem previsão de chuva à tarde e à noite. Na região de Belo Horizonte, o domingo será ameno. Na região de Goiânia de Brasília, a temperatura também vai cair um pouco, mas o domingo do Dia dos Pais ainda terá uma temperatura agradável. Na região de Cuiabá o frio volta intenso, depois do calorão de 35°C que fez nesta quinta-feira.
Sol, calor e pancadas de chuva no Norte e no Nordeste
Mas nem tudo será frio de inverno no Brasil no fim de semana do Dia dos Pais. Se você mora nos estados do Nordeste e na maioria das áreas da região Norte, saiba que o calor vai predominar neste fim de semana. E aí, a dica é justamente um presente para refrescar e se proteger do excesso de sol e do calor. Em áreas como o Tocantins, o Pará,o interior da Bahia, Maranhão, Piauí e no sertão do Nordeste, temperaturas devem passar um pouco dos 37°C. Mas atenção porque ainda há risco de chuva ao longo do dia em todas as capitais, desde Natal até a Salvador. Mas em geral, essa chuva será intercalada com períodos de sol. Em Salvador, a chegada da nova frente fria poderá causar chuvas fortes no domingo.
Em Teresina, o fim de semana do Dia dos Pais será marcado por sol forte e calor intenso. Já na região de Fortaleza e de São Luís, também vai fazer calor, mas podem ocorrer algumas pancadas de chuva de curta duração.
O estado do Tocantins será um dos mais quentes no Brasil neste fim de semana. O sol fica forte o dia todo na região de Palmas, a temperatura pode passar um pouco dos 37°C.
Os papais que estão em Rondônia no Acre e no sul do Amazonas vão precisar de um cobertorzinho neste fim de semana para se proteger da nova friagem. Aquele vento frio vai chegar novamente a estas regiões do Brasil fazendo a temperatura baixar muito. E tem previsão de um pouco de chuva também.
Já na região de Manaus, Belém, Macapá e Boa Vista, o fim de semana do Dia dos Pais terá calor, pancadas de chuva e períodos com sol.
Fica aqui um grande abraço da Climatempo para todos os papais!