Os maiores destaques do primeiro fim de semana de outubro no Brasil serão o aumento do calor e os níveis de umidade do ar muito baixos.
Calor acima dos 40°C
As temperaturas vão subir mais neste fim de semana em todas as regiões do país. Na maioria das áreas do Sudeste, do Centro-Oeste, do Nordeste e no Tocantins, a pouca nebulosidade e a ausência de chuva vai permitir a rápida elevação de temperatura ao longo do dia e a manutenção do calor por várias horas consecutivas. Temperaturas em torno e acima dos 40°C poderão ser observadas tanto no sábado quanto no domingo em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Tocantins, no interior do Maranhão e do Piauí, oeste e norte da Bahia, oeste e norte de Minas Gerais e de São Paulo.
Na região Sul, a diminuição da nebulosidade e da chuva e os ventos quentes, vindos do Norte do Brasil, vão causar um grande aquecimento já durante esse sábado, 4 de outubro. Mas é durante o domingo, dia 5, que o calor vai aumentar mesmo em todos os estados da região Sul. Neste dia teremos a combinação do sol aparecendo forte em grande parte do dia, o vento quente e a pressão causada pela chegada de uma nova frente fria no extremo sul gaúcho. Temperaturas em torno dos 35°C poderão ser observadas em áreas do Oeste e Noroeste do Rio Grande do Sul, do Oeste de Santa Catarina e do Oeste do Paraná. No Norte do Paraná, o calor pode se aproximar dos 38°C.
Na região Sudeste e no litoral leste do Nordeste, o excesso de nebulosidade e a chuva frequente vão manter a temperatura amena neste fim de semana no estado do Espírito Santo, no litoral da Bahia, de Sergipe e de Alagoas.
As pancadas de chuva frequentes e a grande nebulosidade também vão evitar o calor excessivo em Roraima, no Amazonas, Acre, em Rondônia e em áreas do Pará.
Muito calor em algumas capitais
Um dos destaques do calor deste fim de semana será a grande elevação de temperatura esperada em algumas capitais. Para São Paulo, a Climatempo prevê 34°C para o domingo e 35°C na segunda-feira, podendo ocorrer novo recorde de maior temperatura para o ano de 2025. O recorde atual é de 34,8°C. O Rio de Janeiro não deve bater recorde de calor, mas terá temperatura entre 34°C e 35°C no fim de semana e de até 38°C na segunda-feira.
A maior chance de temperaturas de 40°C nas capitais é em Cuiabá e em Palmas.
O aquecimento nas capitais da Região Sul também será notável. Porto Alegre deve superar a marca dos 30°C no domingo, com previsão de 33°C. A última vez que a capital gaúcha alcançou a marca dos 30°C foi em 2 de agosto, quando fez 30,8°C. Se a previsão de 33°C para o domingo se confirmar, Porto Alegre terá a tarde mais quente desde o dia 31 de março, quando a temperatura chegou aos 34,7°C.
Ar muito seco
O aumento do calor neste fim de semana vai causar uma diminuição dos níveis de umidade no ar. Nos últimos dias, níveis de umidade um pouco abaixo dos 15% foram observados em Goiás, no Distrito Federal, no oeste e norte de São Paulo e de Minas Gerais, no interior da Bahia, em Mato Grosso do Sul e em locais do Piauí, do Maranhão e do Tocantins.
Neste fim de semana, a umidade relativa do ar deve ficar entre 12% e 20% em muitas áreas do Sudeste, do Centro-Oeste, do interior do Nordeste e no Tocantins. Mas também pode baixar de 12% em locais do Centro-Oeste, como ocorreu no Distrito Federal, que registrou apenas 9% de umidade no ar no dia 2 de outubro.