Sul: Semana começa com um pouco de chuva na Região
A frente fria que avançou ao longo do domingo na altura do Rio Grande do Sul, se afasta cada vez mais para alto mar e a atuação de um sistema de baixa pressão estimula algumas nuvens carregadas sobre o oeste e o centro-sul do estado – Porto Alegre, pode receber chuva moderada já na madrugada de segunda, condição que vai diminuindo ao longo do dia – o tempo já fica mais encoberto e nublado com temperatura amena.
Florianópolis e Curitiba começam a semana com sol entre nebulosidade variável e este aumento de umidade sobre o continente favorece chuva mais fraca e irregular nas duas capitais; as demais áreas dos três estados permanecem sob influência do bloqueio, dificultando a ocorrência de pancadas de chuva.
Sudeste: Tempo firme, calor e ar mais seco
A semana que começa com padrão ainda de tempo firme e mais seco. Dia ensolarado em São Paulo, no Rio de Janeiro e na capital Belo Horizonte, sem previsão de chuva e com calor durante a tarde.
No norte paulista e no Triângulo de Minas a umidade segue em atenção com valores abaixo de 30%.
A umidade que vem do mar estimula alguma chuva mais rápida à tarde em Vitória, mas, sem alertas. No litoral do RJ e norte de Minas, atenção com algumas rajadas de vento moderada ao longo do dia, podendo chegar aos 50 km/h.
Centro-Oeste: Tempo aberto, calorão e ventos moderados
Sem grandes mudanças no padrão de tempo. Com a atuação do bloqueio atmosférico seguimos com um começo de semana ensolarado e com poucas nuvens na Região. Destaque para o calorão entre Mato Grosso e Goiás. Brasília continua sem previsão de chuva e com chance de ventos moderados durante o dia. Tempo firme em Campo Grande e Cuiabá – com máximas acima de 30 °C.
Nordeste: PERIGO no litoral de Alagoas e Pernambuco
O risco de chuva mais frequente e volumosa segue sobre a costa leste do Nordeste e a semana começa com ALERTA entre Alagoas e Pernambuco – Maceió e Recife terão um dia com sol entre nuvens, ar abafado e chance de chuva em vários momentos, podendo acarretar transtornos.
A situação é de atenção em Aracaju, João Pessoa e no centro-sul do Ceará, devido a esta umidade que ainda provoca alguma chuva mais forte no decorrer do dia.
Pode chover de forma moderada em Salvador e Natal – e o sol aparece mais, principalmente pela manhã. O ar fica mais seco e o calorão continua no norte da Bahia e no sul do Piauí – com a atuação da ZCIT sobre a costa norte do país favorecendo mais umidade para o litoral norte, São Luís, segue em atenção para chuva moderada a forte com rajadas de vento podendo se aproximar dos 70 km/h.
Norte: Tempo abafado com chuva na faixa norte da Região e ar seco no Tocantins
Tempo mais abafado e calor e umidade estimulando pancadas de chuva sobre Manaus, Boa Vista e Belém. O risco de temporais continua na divisa do Amazonas com o Pará e no estado do Amapá, ainda devido à aproximação da ZCIT. No Tocantins, o tempo segue firme e os ventos que ainda ocorrem pelo estado podem espalhar mais os focos de incêndios que seguem ocorrendo no interior – atenção voltada para este período sem chuva e o risco de queimadas aumentando. Não chove entre o Acre e o estado de Rondônia e faz calor à tarde.
Resumo da Previsão para o Brasil – 19 de maio de 2025
Sol, calor e tempo mais seco: norte do Paraná, interior de SP, Triângulo de Minas e no Centro-Oeste
Temporal e chuva volumosa: Litoral de Alagoas e Pernambuco – alerta em Maceió e Recife
Chuva moderada a forte: Oeste e sul do Rio Grande do Sul – Porto Alegre pode ter chuva já de madrugada
Alerta para baixa umidade: Norte de São Paulo, Triângulo de Minas e sul do Piauí
Calor intenso: Interior do Nordeste, no Tocantins e em Mato Grosso