logo
Faça seu loginavatar
Ícone de localizaçãoSão Paulo, SP
Clima e Previsão do Tempo

Fevereiro começa com mais chuva forte no Centro-Oeste

ZCAS mantém chuva forte no Centro-Oeste, com risco de temporais e acumulados elevados em Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal nos próximos dias.

Guilherme Borges

31/01/2025 às 19:07

Compartilhar
Imagem da notícia Fevereiro começa com mais chuva forte no Centro-Oeste
Lightning Storm over Brasilia

O padrão chuvoso que dominou o mês de janeiro no Centro-Oeste do Brasil continua nos primeiros dias de fevereiro. A atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) mantém a instabilidade sobre a região, garantindo chuvas volumosas e tempestades, principalmente em Mato Grosso, Goiás e no Distrito Federal.

Sábado de temporais na região

Neste sábado, o risco de tempestades aumenta sobre Mato Grosso, Goiás e o Distrito Federal, onde há previsão de chuvas intensas, acompanhadas de raios e rajadas de vento. A persistência da ZCAS faz com que essas áreas fiquem na rota da chuva, elevando o risco de alagamentos, enxurradas e deslizamentos em algumas regiões.

Janeiro fechou chuvoso e fevereiro começa do mesmo jeito

Janeiro foi marcado por chuvas frequentes e volumosas na região central do Brasil. Dois canais de umidade favoreceram a formação de nuvens carregadas, além do intenso transporte de umidade da faixa norte para os estados do Centro-Oeste. Esse padrão garantiu acumulados de chuva acima da média em diversas localidades.

Capitais e regiões com acumulados expressivos

Algumas cidades se destacaram pelos volumes elevados de chuva registrados ao longo de janeiro:

  • Cuiabá (MT): Acumulou 303,2 mm de chuva na estação do CEMADEN da prefeitura, superando a média climatológica de janeiro, que é 280 mm.
  • São José do Rio Claro – Arco (MT): Registrou impressionantes 420,4 mm ao longo do mês, um dos maiores volumes do estado. Algumas cidades de Mato Grosso chegaram a decretar situação de emergência devido às chuvas intensas.
  • Goiânia (GO): A estação convencional do INMET registrou 439,1 mm de chuva, muito acima da média do mês, que é de 249,1 mm.
  • Distrito Federal (Cidade Estrutural – DF): A estação do CEMADEN acumulou 363,8 mm, enquanto a média histórica para janeiro é de 206 mm.
  • Cassilândia (MS): Na faixa nordeste do Mato Grosso do Sul, a cidade recebeu 345,4 mm de chuva em janeiro, ultrapassando a média de 269 mm para o mês.

Mato Grosso do Sul, apesar de registrar volumes menores em comparação aos estados vizinhos, também teve períodos de chuvas intensas, causando impactos em algumas cidades.

Mais chuva nos próximos dias

A previsão indica que as chuvas seguirão ao longo dos próximos dias, com destaque para este sábado. Os acumulados devem ser elevados e há alerta para temporais em várias áreas.

  • Áreas em roxo no mapa: Indicam maior risco de tempestades (chuva volumosa + temporais) na faixa leste de Mato Grosso e grande parte de Goiás.
  • Áreas em vermelho no mapa: Também terão chuvas fortes e tempestades, embora com menor intensidade do que as áreas roxas.
  • Áreas em amarelo no mapa: Terão chuvas expressivas, mas sem atingir os critérios de tempestade severa.

No domingo e na segunda-feira, a instabilidade continua forte, especialmente em Mato Grosso e Goiás, onde os acumulados podem chegar a 80 mm em apenas dois dias.

Figura 1- Mapa de risco de chuva para esse sábado, 01 de fevereiro de 2024. Fonte: Climatempo


Compartilhar

Previsão para sua cidade

Veja aqui!
São Paulo - SP
20°32°
30mm
saiba mais
São Caetano do Sul - SP
21°30°
14mm
saiba mais
Guarulhos - SP
21°31°
17mm
saiba mais
Diadema - SP
20°29°
16mm
saiba mais
Osasco - SP
21°30°
6mm
saiba mais
Santo André - SP
20°29°
18mm
saiba mais
Imagem Réveillon na praia: saiba como ficará o tempo no litoral do Brasil

Réveillon na praia: saiba como ficará o tempo no litoral do Brasil

Imagem Previsão Brasil (30/12): chuva forte, risco de temporais e calor intenso em várias regiões do país

Previsão Brasil (30/12): chuva forte, risco de temporais e calor intenso em várias regiões do país

Imagem Calor intenso bate novo recorde em São Paulo para dezembro

Calor intenso bate novo recorde em São Paulo para dezembro

Imagem Última semana do ano começa com temporais mais intensos e chuva se espalhando pelo Brasil

Última semana do ano começa com temporais mais intensos e chuva se espalhando pelo Brasil