Após dois dias com muito sol, as pancadas de chuva voltam a acontecer em várias áreas das regiões Centro-Oeste e Sudeste do Brasil a partir da tarde deste sábado, 22 de novembro. Uma mudança na circulação de ventos em vários níveis da atmosfera vai trazer o ar úmido e quente do Norte do Brasil para essas regiões, facilitando o crescimento das nuvens carregadas. As condições para a chuva vão aumentar ainda mais durante este domingo, 23 de novembro, com o deslocamento de uma nova frente fria pelo litoral do Sudeste.
SP, RJ e MG podem ter chuva moderada a forte neste sábado
O sol forte ainda predomina sobre a região Sudeste do Brasil neste sábado. Mas com o aumento da umidade ao longo do dia, mais nuvens vão se formar, principalmente pelo interior da região. A nebulosidade não será suficiente para esconder o sol por muito tempo, mas algumas nuvens vão ficar carregadas e há previsão de pancadas de chuva com raios em vários locais pelo interior do estado de São Paulo, em Minas Gerais e em algumas áreas do interior do centro-sul do Rio de Janeiro. A Climatempo alerta que algumas pancadas de chuva poderão ser moderadas a fortes na divisa de São Paulo com Minas Gerais, como na região de Franca, Socorro e de Campos do Jordão, no Sul de Minas, no Triângulo Mineiro, no oeste e noroeste de Minas com Goiás.
As praias da região Sudeste vão continuar com muito sol neste sábado e a chance de alguma chuva é baixa. O sol e o calor predominam no norte do estado do Rio de Janeiro, no leste mineiro e no Espírito Santo. Há uma pequena possibilidade de pancadas de chuva à noite na região de Belo Horizonte e na Grande São Paulo, mas se forma isolada e passageira. Não deve chover na cidade do Rio de Janeiro e nem na região de Vitória.
Mudanças do tempo no domingo
A Climatempo alerta que durante o domingo a região Sudeste terá uma grande mudança no tempo. O rápido deslocamento de uma frente fria pelo litoral do Sudeste, combinada com as mudanças na circulação dos ventos nos níveis mais elevados da atmosfera, vai intensificar e espalhar áreas de instabilidade sobre a região Sudeste. A quantidade de nuvens vai aumentar muito e as pancadas de chuva vão ocorrer vamos correr já pela manhã em muitos locais, ganhando força durante a tarde e à noite. A chuva se espalha por todos os estados da região Sudeste do Brasil e em vários locais poderá chover com moderada forte intensidade complicando a volta do feriadão prolongado. O tempo ficará muito instável na segunda-feira com risco de chuva forte em várias áreas do Sudeste.
Risco de temporais em de Mato Grosso neste sábado
O sol ainda aparece forte neste sábado na maioria das áreas da região Centro-Oeste do Brasil. Mas com o aumento da umidade e do calor ao longo do dia, nuvens carregadas voltam a se formar em várias áreas de todos os estados e no Distrito Federal provocando pancadas de chuva com raios durante a tarde e à noite. A Climatempo alerta para o risco de temporais no centro-norte e noroeste de Mato Grosso e na região da Chapada dos Veadeiros, no nordeste de Goiás. As demais áreas de Mato Grosso, no estado de Goiás, no Distrito Federal e na fronteira de Mato Grosso do Sul com a Bolívia, as pancadas de chuva devem acontecer de forma isolada, mas algumas poderão ser moderadas a fortes. O sábado segue quente em todo Centro-Oeste.
Tempo mais instável no domingo
As condições para chuva aumentam no Centro-Oeste do país neste domingo, 23 de novembro. As mudanças na circulação de ventos em vários níveis da atmosfera continuam injetando ar úmido e quente sobre a região e intensificam as áreas de instabilidade. Por isso, durante o domingo, a quantidade de nuvens carregadas vai aumentar sobre e, consequentemente, o risco de temporais e chuva volumosa também será maior. Mesmo com o aumento da nebulosidade e da chuva, o domingo ainda será um dia abafado na região Centro-Oeste do país, mas as temperaturas não vão ficar tão altas como no sábado. A Climatempo alerta que a região Centro-Oeste do país ainda terá bastante chuva durante a segunda-feira.




