logo
Ícone do tempo agora
São Paulo, SP / --°
Entraravatar
  • Previsão
    • 15 Dias
    • Agora
    • Hoje
    • Amanhã
    • Fim de Semana
    • Vento
    • Praias
    • Aeroportos
    • Brasil
  • Clima
  • Notícias
    • Últimas notícias
    • Alertas
    • Podcast
    • Vídeos
    • Ver todas categorias
  • Chuva
  • Mapas
  • Agroclima
  • Produtos Climatempo
    • SMAC
    • Agroclima Pro
    • API
    • Levantamento de dados
    • Ocean Report
    • Relclima
    • Weather Index
    • Climatempo Academy
    • Climatempo Infra
  • Contato
Clima e Previsão do Tempo

Ciclone e frente fria trazem acumulados de até 100 mm ao Sul

Sul do Brasil terá chuva de 40 a 80 mm entre 13 e 16/06, com pontos alcançando 100 mm; Defesa Civil avisa risco de temporais e alagamentos.

Guilherme Borges

12/06/2025 às 16:50

Compartilhar
Imagem da notícia Ciclone e frente fria trazem acumulados de até 100 mm ao Sul
Fonte: GettyImages

Nos próximos dias, o Sul do Brasil volta a enfrentar um período de instabilidade, com chuvas que poderão atingir volumes significativos em Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul. Entre sexta-feira (13) e domingo (15), os acumulados devem variar de 40 a 80 mm, chegando a locais pontuais com até 100 mm.

Origem e evolução da chuva

 

A instabilidade tem início na sexta-feira à noite, com a formação de um sistema de baixa pressão sobre o Paraguai. Esse sistema reforça o transporte de umidade da faixa norte do país e, em altos níveis, recebe o acréscimo de um cavado, intensificando a atividade convectiva. No sábado, o sistema de baixa pressão avança pelo Sul, ganha consistência sobre o oceano e origina uma frente fria sendo caracterizado como ciclone extratropical. Importante destacar que a frente fria associada ao sistema atravessa rapidamente parte das regiões no domingo, mantendo o tempo instável até o fim do dia.

Acumulados previstos (13–16/06)

Conforme o mapa de chuva prevista:

  • Oeste, Missões, Centro e Noroeste do RS (áreas em laranja forte): pontualmente 100 mm;

  • Oeste do Paraná: acumulados locais também podem alcançar 100 mm;

  • Santa Catarina e demais áreas do RS e PR: entre 40 e 80 mm.

Figura 1-Acumulado de chuva previsto entre 13 de junho de 2025 e 16 de junho de 2025. Fonte: Climatempo.

Figura 1-Acumulado de chuva previsto entre 13 de junho de 2025 e 16 de junho de 2025. Fonte: Climatempo.

Defesa Civil do RS avisa para temporais e alagamentos

Fonte: Defesa Civil do RS

Fonte: Defesa Civil do RS

Meteorológico: ALERTA para chuva pontualmente forte, acompanhadas de temporais isolados, raios e rajadas de vento no Oeste, Missões, Noroeste, Centro, Norte, Vales, Serra e Litoral (cidades como Itaqui, Santa Maria, Santo Ângelo, Erechim, Santa Cruz do Sul, Caxias do Sul, Cambará do Sul, Novo Hamburgo, Mostardas e Capão da Canoa). ATENÇÃO, para chuva moderada e pontualmente forte, com descargas elétricas e rajadas de vento na Campanha, Sul, Sudeste e RMPOA (cidades como São Gabriel, Canguçu, Pelotas, Encruzilhada do Sul, Camaquã e Porto Alegre).


Hidrológico: ATENÇÃO para a região destacada no mapa, com risco de elevação rápida em arroios, córregos e pequenos rios,
assim como a elevações moderadas de rios maiores, além de alagamentos em perímetros urbanos.

Cronograma de instabilidades

  • Sexta (13/06): formação da baixa pressão e primeiras pancadas à noite.

  • Sábado (14/06): instabilidade generalizada com chuva moderada a forte e rajadas de até 80 km/h, pontualmente 90 km/h. Acumulados de 15–70 mm no RS.

  • Domingo (15/06): ciclone extratropical trará chuva fraca a moderada e ventos de 60–80 km/h; acumulados de 10–20 mm, isolados 20 mm no Norte e Serra.

  • Segunda (16/06): novo sistema de baixa pressão aliado ao fluxo de umidade do Norte retorna a chuva moderada a forte, com risco de granizo e ventos fortes; 30–50 mm no Oeste e Missões, até 20 mm nas demais áreas.


Compartilhar

Previsão para sua cidade

Veja aqui!
São Paulo - SP
10°20°
0mm
saiba mais
São Caetano do Sul - SP
10°18°
0mm
saiba mais
Guarulhos - SP
9°19°
0mm
saiba mais
Diadema - SP
10°18°
0mm
saiba mais
Osasco - SP
9°19°
0mm
saiba mais
Santo André - SP
10°18°
0mm
saiba mais
Imagem Novos recordes de frio em capitais brasileiras

Novos recordes de frio em capitais brasileiras

Imagem Temporais no litoral do Nordeste e ventos fortes no Sul | Previsão para sexta, 13 de junho

Temporais no litoral do Nordeste e ventos fortes no Sul | Previsão para sexta, 13 de junho

Imagem Frio aumenta no Sudeste e capitais podem bater recorde

Frio aumenta no Sudeste e capitais podem bater recorde

Imagem Mudança climática acelera perdas na produção de alimentos

Mudança climática acelera perdas na produção de alimentos