Os estados da região Sul do Brasil voltam a ficar em situação de alerta para tempestades severas neste fim de semana, 11 e 12 de outubro de 2025. Uma nova frente fria e um ciclone extratropical se formam entre o Brasil, Uruguai, a Argentina e o Paraguai. O processo de formação desse sistema gera muitas áreas de instabilidade que vão espalhar nuvens carregadas sobre o Sul do Brasil, com potencial para provocar chuva forte em pouco tempo, muitos raios e ventania.
Onde e quando o ciclone extratropical se forma?
O processo de formação do ciclone e da frente fria começa com a intensificação e expansão de uma área de baixa pressão atmosférica, que se posiciona entre o norte da Argentina e o Paraguai neste sábado, 11 de outubro de 2025. A pressão atmosférica no centro desta baixa pressão deve alcançar menos de 1000 hectopascais, o que tecnicamente é considerado uma situação perigosa. Baixas pressões atmosféricas próximas ou abaixo de 1000 hectopascais são consideradas de forte intensidade e facilitam o desenvolvimento de nuvens muito carregadas, com potencial para tempestades. Além disso, o grande contraste de pressão atmosférica gerado nas imediações de uma baixa pressão intensa, acelera o movimento do ar e gera fortes rajadas de vento.
O ciclone extratropical vai se organizar durante o domingo, 12 de outubro, entre Uruguai e a região da província de Buenos Aires, se deslocando rapidamente para o oceano durante a segunda-feira, 13 de outubro.
O ciclone extratropical não vai passar sobre o Sul do Brasil e nem sobre nenhuma outra região do país. Mas a proximidade do ciclone com o Sul do Brasil deixa a região mais sujeita a ventos fortes.
Fenômenos especiais
Vários fenômenos especiais podem ocorrer na passagem desta nova frente fria sobre o Sul do Brasil neste fim de semana.
Temporais
Temporais com chuva forte e raios podem ocorrer nos três estados da região Sul. Durante o sábado, 11 de outubro, as fortes pancadas de chuva devem se concentrar nas áreas próximas da fronteira com a Argentina, com o Paraguai e o Uruguai. No decorrer do domingo, 12 de outubro, as tempestades vão se espalhando por toda a região Sul. O centro-oeste e o sudoeste do Rio Grande do Sul têm maior chance de tempestades severas na madrugada do domingo. Rajadas de vento podem até superar os 100 km/h em alguns locais. Mas demais áreas do Rio Grande do Sul, a tempestades vão acontecer no decorrer do dia com rajadas de vento que podem chegar aos 90 km/h, incluindo a Grande Porto Alegre.
A Defesa Civil do Rio Grande do Sul já emitiu alerta especial para o risco de cheia de arroios e de pequenos rios por causa dos volumes de chuva elevados que devem ser acumulados até o final da noite do domingo.
Em Santa Catarina e no Paraná as nuvens carregadas vão se espalhando durante a manhã e na tarde do domingo, prosseguindo até a noite. Os temporais não devem ser tão intensos quanto no Rio Grande do Sul, mesmo assim, rajadas de vento entre 70 km/h e 90 km/h poderão ser observadas em vários locais. A chuva forte em pouco tempo pode causar alagamentos nos centros urbanos.
Queda de granizo
Uma grande quantidade de nuvens do tipo cumulonimbus vai se formar sobre o Sul do Brasil no processo de formação da frente fria do ciclone extratropical. Além da chuva forte e de raios, estas nuvens podem provocar queda de granizo nos três estados da região Sul.
No sábado, 11, o risco de granizo é maior no centro-oeste e sudoeste do Rio Grande do Sul. Durante o domingo, 12 de outubro, há risco de granizo em todos os estados.
Raios
Por causa da grande quantidade de cumulonimbus que deve se formar sobre o Sul do Brasil, muitas descargas elétricas atmosféricas vão ser observadas neste fim de semana. Os raios, são as descargas elétricas atmosféricas que chegam ao solo e podem causar danos em edificações, na rede elétrica, matar animais e pessoas.
Se durante a tempestade você estiver numa área descampada, fique de cócoras, agachado no chão, com as mãos na cabeça. Nunca fique debaixo de uma árvore, pois elas atraem os raios. O carro é um lugar seguro para ficar durante uma tempestade elétrica, mas evite tocar nas partes metálicas do automóvel.
Ventania
O processo de formação da frente fria e do ciclone extratropical vai gerar fortes rajadas de ventos sobre o Sul do Brasil.
Durante o sábado, mesmo sem estar chovendo, essas rajadas de vento podem acontecer nos três estados variando, em geral, entre 40 km/h e 60 km por hora. Mas no centro-oeste do Rio Grande do Sul, onde já há risco de temporais a partir da tarde do sábado, as rajadas de vento provocadas pelas nuvens carregadas podem até passar dos 100 km/h.
Durante o domingo, 12 de outubro, com as nuvens cumulonimbus se espalhando por todo o Sul do Brasil, os três estados podem ter fortes rajadas de vento, em geral, de 70 km/h a 90 km/h. Mas não se descartam rajadas em torno de 100 km/h em áreas de altitude elevada.
Na segunda-feira, 13 de outubro, temporais e rajadas de vento menos intensas ainda devem ocorrer no estado do Paraná.
O Rio Grande do Sul ainda estará sujeito a fortes rajadas de vento provocadas pelo ciclone extratropical que estará na costa do Uruguai. De forma geral, essas rajadas de vento devem variar de 50 km/h a 80 km por hora, mas podem chegar a 90 km/h no litoral gaúcho.
Fique atento às informações da Climatempo no site e nas redes sociais sobre os impactos desta nova frente fria no Brasil nos próximos dias.