Nos últimos dias de maio de 2025, as condições meteorológicas serão especiais no Brasil. Uma grande e forte frente fria avança sobre o país associada a um ciclone extratropical e a uma onda de frio. Além de temporais de chuva e ventania gelada, esta frente fria vai proporcionar condições favoráveis para a ocorrência de neve no Sul do Brasil pela primeira vez este ano. Uma atmosfera muito fria e úmida é fundamental para a ocorrência da neve e de outros tipos de precipitação invernal e é exatamente isto que deve ocorrer entre os dias 28 e 29 de maio de 2025.
Ciclone extratropical e ar gelado
Durante o dia 28 de maio, em superfície, o ciclone extratropical que vem com a frente fria, vai injetar a umidade do mar sobre o Sul do Brasil para garantir a formação das nuvens na região serrana do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Ao mesmo tempo, o ar gelado da onda de frio estará avançando com força sobre a região Sul. Em torno de 5 quilômetros de altitude, uma baixa pressão atmosférica estará ingressando sobre o Rio Grande do Sul e terá a função muito importante de concentrar a umidade e impulsionar o ar gelado e úmido para as camadas mais altas da atmosfera criando, assim, um ambiente favorável para a formação de nuvens que possam conter cristais de gelo e neve.

No dia 28/5/25, a presença de uma baixa pressão atmosférica em torno de 5 km de altitude, será muito importante para gerar as condições para neve no Sul do Brasil (Fonte: Climatempo)
Onde e quando pode nevar
A Climatempo prevê que as melhores condições para ocorrência de neve e de outros tipos de precipitação invernal ocorra entre o fim da tarde do dia 28 de maio e o começo da manhã do dia 29 de maio de 2025.

Áreas com possibilidade de ocorrência de precipitação invernal entre os dias 28 e 29 de maio de 2025
O mapa ajuda a visualizar as áreas mais prováveis e a probabilidade de ocorrência das precipitações invernais no Sul do Brasil. A chance de nevar é alta nas áreas mais elevadas das serras gaúcha e catarinense, em locais como Bom Jesus e São José dos Ausentes, no Rio Grande do Sul, São Joaquim, Urupema e Urubici, em Santa Catarina. Mas desta vez, não se descarta também a ocorrência de queda de neve nas áreas mais baixas da serra gaúcha, como Gramado, Canela e Caxias do Sul. Com uma possibilidade menor, para algum tipo de precipitação invernal no sul do Paraná.
No decorrer do dia 29 de maio, com o afastamento do ciclone extratropical e da baixa pressão atmosférica em torno de 5 quilômetros de altitude, a umidade e a nebulosidade diminui sobre o Sul do Brasil e as condições para precipitações invernais vão se dissipando. No dia 30 de maio, o ar muito seco e gelado estará atuando sobre o Sul do Brasil e já não haverá mais condições para nevar, mas para a formação de geada em grandes extensões dos três estados da região Sul.