A nova massa de ar frio de origem polar que começou a se espalhar sobre o Brasil nesta terça-feira, 29 de julho, derrubou a temperatura no Sul e em áreas do Sudeste e do Centro-oeste do país. As regiões mais elevadas da serra catarinense voltaram a registrar temperaturas negativas. Mas o frio abaixo de 5°C foi sentido em todos os estados da região Sul. Temperaturas abaixo dos 10°C foram observadas ao amanhecer desta terça-feira nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul.
10 menores temperaturas no Brasil em 29/7/2025
Fontes: Inmet, Epagri-Ciram
-1,6°C Urupema/Morro de Urupema (SC)
– 0,4°C Urubici/Mundo Novo (SC)
0,1°C São Joaquim/Cruzeiro (SC)
0,9°C Porto Amazonas/BASF (PR)
1,1°C São José dos ausentes (RS)
1,5°C Bagé (RS)
1,8°C Bom Jardim da Serra (SC)
1,9°C São Mateus do Sul (PR)
2,4°C Irati (PR)
2,4 Rancho queimado (SC)
2,4 Entre Rios (PR)
2,7°C Guarapuava (PR)
A menor temperatura no estado de São Paulo foi de 3,9°C em Barra do Turvo, no sul do estado. No estado do Rio de Janeiro, a menor temperatura foi de 7,7°C observada no pico do Couto, nos arredores de Petrópolis. Em Mato Grosso do Sul, a menor temperatura registrada por órgãos oficiais foi de 6,5°C em Sete Quedas.
Frio aumenta no centro sul do Brasil nesta quarta-feira
A madrugada e o amanhecer desta quarta-feira, 30 de julho, serão mais frios no centro-sul do Brasil. O centro da massa de ar frio de origem polar que chegou ao país estará sobre o interior da região Sul e, nesta posição, o ar gelado se espalha de forma mais eficiente pelo interior da região Sudeste e também pelo Centro-Oeste. Áreas de Rondônia e do Acre também vão sentir a queda de temperatura.
Frio abaixo de 0°C
Os três estados da região Sul do Brasil voltam a registrar temperaturas abaixo de 0°C nesta quarta-feira. Temperaturas entre 0°C e 5°C devem ser observadas no Sul de Minas Gerais e também no sul do estado de São Paulo. Por isso há risco de geada em todas estas áreas. A geada será ampla no Sul do Brasil e poderá ser moderada a forte em alguns locais

Áreas com risco de geada em 30/7/2025 (Fonte: Climatempo)
O frio ainda será intenso nesta quarta-feira em grande parte do Sudeste e do Centro-Oeste do país, com muitas áreas registrando temperaturas um pouco abaixo dos 10°C ao amanhecer, incluindo a região das capitais São Paulo, Belo Horizonte e Campo Grande.
Temperaturas pouco acima dos 10°C devem ser observadas na região da cidade do Rio de Janeiro e próximas desse valor pelo interior fluminense e em áreas de Minas Gerais e do sul de Goiás. O ar frio de origem polar também avança sobre o Espírito Santo e nas áreas do leste e norte de Minas Gerais, mas a temperatura não deve cair para valores abaixo dos 10°C.
Semana segue fria no centro-sul do país
O ar frio de origem polar vai persistir sobre o centro-sul do Brasil também na quinta-feira. Na sexta-feira, 1 de agosto, o ar polar começa a perder força sobre o interior do país, mas aà noite e o início da manhã ainda serão bastante frios nos estados do Sul e em grande parte do Sudeste do Centro-Oeste do país.
O ar polar intenso se afasta do Brasil durante o primeiro fim de semana de agosto, o que vai permitir uma rápida elevação da temperatura. No próximo fim de semana, as madrugadas ainda serão frias mas as tardes ficam quentes no centro-sul do país.