logo
Faça seu loginavatar
Ícone de localizaçãoSão Paulo, SP
Clima e Previsão do Tempo

Frio fora de época surpreende o Sul do Brasil em Dezembro

Apesar da chegada do Verão, o Sul do Brasil enfrenta frio fora de época até o final de semana, com risco de geadas fracas e isoladas em pontos mais elevados da Serra Catarinense e Gaúcha nesta quarta (17).

Jade Ramos

17/12/2025 às 15:00

Compartilhar
Imagem da notícia Frio fora de época surpreende o Sul do Brasil em Dezembro
Serra Gaúcha e Catarinense com risco para geada fraca e isolada nesta quarta (17).

Atualização em 17 de dezembro de 2025:

Texto escrito pela Meteorologista Jade Ramos

Nesta quarta-feira (17) houve registro de geada no vale Caminhos da Neve, situado a 3km do munícipio de São Joaquim em Santa Catarina. As temperaturas atingiram 1,8°C às 5h da manhã. Além disso, muitas áreas do interior de Santa Catarina e norte do Rio Grande do Sul tiveram temperaturas invernais.

Outros registros que surpreenderam a manhã desta quarta-feira foram nas cidades:

Urupema/SC: 2,5°C

Urubici/SC:4,1°C

Bom Jardim da Serra/SC: 4,9°C

(Centro da cidade) São Joaquim/SC: 6,8°C

Vacaria/RS: 6,2°C

Bom Jesus/RS :7°C

Caxias do Sul/RS: 8°C

Passo Fundo/RS: 11°C

Fonte: Inmet, Epagri e Estações Particulares.

Com a aproximação do verão no Hemisfério Sul, que começa oficialmente em 21 de dezembro de 2025, às 12h03 (horário de Brasília), o esperado seria o predomínio do calor em grande parte do Brasil. No entanto, o cenário tem sido bem diferente na Região Sul, especialmente nesta última semana da primavera de 2025.

Entre os dias 14 e 16 de dezembro, a passagem de uma frente fria provocou temporais, chuva intensa e rajadas de vento fortes no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no Paraná. Na sequência, a atuação de um sistema de alta pressão sobre o oceano passou a favorecer um tempo mais estável na região.

Mesmo assim, nesta quarta-feira (17), o destaque é o frio fora de época. As temperaturas devem ficar com características de inverno, com possibilidade de geada fraca e isolada nas áreas mais elevadas na Serra Gaúcha e Catarinense, entre a madrugada e início da manhã. Além disso, as mínimas também ficarão baixas, em toda a porção norte do Rio Grande do Sul e no interior de Santa Catarina.

Mínimas esperadas na manhã de quarta-feira (17 de dezembro de 2025):

Rio Grande do Sul:
Bom Jesus/RS: 7°C
Vacaria/RS: 9°C
Caixas do Sul/RS: 11°C
Passo Fundo/RS: 12°C

Santa Catarina:
Urupema/SC: 6°C
São Joaquim/SC: 7°C
Urubici:7°C
Cerro Negro:9°C

O frio nessas áreas pode surpreender os moradores e turistas nesta época que terão uma janela para aproveitar o frio, especialmente, em cidades como São Joaquim, conhecida por suas belas vistas serranas, por exemplo, em que a média climatológica da temperatura mínima para o mês de dezembro é de 12,4°C, indicando uma diferença de 5°C abaixo da média (Fonte:Inmet).

Já em Vacaria, no Rio Grande do Sul, os produtores de maçã e hortaliças, poderão ter temperaturas 4°C abaixo da média, neste dia (Fonte:Inmet), mas que pouco afetam a produção dessas culturas na região. Ademais, embora o frio avance, a janela será curta, as manhãs se mantém geladas, sem riscos para geadas e sobem gradativamente, até o sábado (20).

Além disso, apesar do frio pelas manhãs, a amplitude térmica será acentuada, com máximas variando entre 22°C e 24°C em áreas do Norte do Rio Grande do Sul e entre 19°C e 23°C em áreas da Serra Catarinense.

Para mais informações sobre a previsão do tempo continue acompanhando nossos site e redes sociais da Climatempo.

Texto escrito e revisado pelos Meteorologistas Jade Ramos e Vitor Takao.


Compartilhar

Previsão para sua cidade

Veja aqui!
São Paulo - SP
18°24°
45mm
saiba mais
São Caetano do Sul - SP
18°23°
25mm
saiba mais
Guarulhos - SP
18°24°
15mm
saiba mais
Diadema - SP
18°22°
36mm
saiba mais
Osasco - SP
18°23°
11mm
saiba mais
Santo André - SP
18°22°
48mm
saiba mais
Imagem Chuva volumosa pode causar transtornos no litoral de SP e centro-sul do RJ nas próximas 48 horas

Chuva volumosa pode causar transtornos no litoral de SP e centro-sul do RJ nas próximas 48 horas

Imagem SP permanece com risco de temporais até o domingo

SP permanece com risco de temporais até o domingo

Imagem Previsão Brasil (16/01): Frente fria provoca temporais no Sul e chuva forte em várias regiões

Previsão Brasil (16/01): Frente fria provoca temporais no Sul e chuva forte em várias regiões

Imagem Com chuva volumosa à vista, os reservatórios ainda devem seguir em atenção?

Com chuva volumosa à vista, os reservatórios ainda devem seguir em atenção?