O final de semana foi marcado por frio intenso no centro-sul do Brasil, com direito a neve em áreas da Região Sul. A massa de ar frio que está sobre o país continuará influenciando o tempo até quarta-feira (13), mantendo as temperaturas baixas e trazendo condições para geada ampla nesta terça-feira.
Terceiro episódio de neve do ano
Este foi o terceiro registro de neve em 2025. Entre a madrugada e a manhã de sábado (9), Urupema, Bom Jardim da Serra e São Joaquim, em Santa Catarina, registraram neve e chuva congelada, segundo dados da Epagri/Ciram.
No sábado, as temperaturas mínimas foram negativas nas cidades mais frias do estado:
-
Urupema: -2,04°C
-
São Joaquim: -0,86°C
-
Urubici: -0,55°C
O domingo não foi tão gelado quanto o dia anterior, mas o frio voltou a se intensificar nesta segunda-feira (11). Destaque para mínimas negativas novamente:
-
Urupema – Parque de Exposição: -2,98°C
-
São Joaquim – Caminhos da Neve: -2,5°C
Frio também em outras regiões do Brasil
O frio não ficou restrito ao Sul. Outras áreas do país também registraram temperaturas negativas nesta segunda-feira. Entre os destaques:
-
Monte Verde (MG): -1,0°C
-
General Carneiro (PR): -0,5°C
-
Vacaria (RS): -0,4°C
Geada se espalha nesta terça-feira
A terça-feira (12) será mais um dia de frio intenso no centro-sul do Brasil, com a previsão de geada se espalhando por uma ampla área. O mapa indica que o fenômeno deve atingir desde a Campanha Gaúcha, passando pela região central e norte do Rio Grande do Sul, pelo centro de Santa Catarina e do Paraná, até o centro-sul paulista. Também estão incluídas áreas de maior altitude da Serra da Mantiqueira, abrangendo pontos de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, além da região serrana fluminense. Com a atmosfera ainda sob forte influência da massa de ar frio, há potencial para geada moderada a forte em localidades mais elevadas.

Figura 2 – Previsão de geada para essa terça-feira 12 de agosto de 2025. Fonte: Climatempo.