Por razões meteorológicas, diferentes as capitais Cuiabá e Porto Alegre tiveram um resfriamento mais acentuado na madrugada desta sexta-feira, 23 de maio, e registraram novos recordes de menor temperatura para este ano.
Na região de Porto Alegre, a queda da temperatura foi causada pela presença de ar frio de origem polar sobre o Rio Grande do Sul. Esta massa de ar frio já começou a se afastar do estado, o que vai facilitar a elevação de temperatura para a madrugada deste sábado.
Em Cuiabá, o recorde de baixa temperatura ocorreu por causa do efeito de perda radiativa. Quando há pouca nebulosidade durante o período noturno, o resfriamento do ar é maior e foi esta falta de nuvens que fez com que a temperatura baixasse mais na região de Cuiabá. A madrugada deste sábado será com poucas nuvens e a temperatura ainda será amena.
Recorde de menor temperatura do ano em Cuiabá (MT)
Pelo segundo dia consecutivo, Cuiabá, capital de Mato Grosso, registrou o recorde de menor temperatura para o ano de 2025. nesta sexta-feira, 23 de Maio, a temperatura mínima foi de 19,0°C, pela medição oficial do Instituto Nacional de Meteorologia. Ontem a temperatura mínima já havia sido de 20,0°C batendo recorde do dia 6 de Abril, quando a mínima foi de 20,5°C
Novo recorde de manhã mais fria em Porto Alegre (RS)
Porto Alegrem, capital gaúcha do Rio Grande do Sul, bateu um novo recorde de menor temperatura do ano para 2025 nesta manhã de sexta-feira, 23 de maio. A temperatura mínima registrada foi de 9,2°C na estação automática do Instituto Nacional de Meteorologia localizada no Jardim Botânico. O recorde anterior de menor temperatura deste ano era de 10,1°C, no dia 1 de maio, na mesma estação.