A última semana de agosto de 2026 começou com temperaturas extremamente baixas no Sul do Brasil, mas poderá terminar numa onda de calor abrangendo estados das cinco regiões brasileiras.
A passagem de uma nova frente fria pela costa do Sul e Sudeste do Brasil neste início de semana renova o ar frio de origem polar sobre o sobre parte do centro-sul do Brasil, que começou a ser sentido na sexta-feira passada. Mas esta massa de ar polar se desloca de forma oceânica e não consegue grande penetração pelo interior do Sudeste e do Centro-Oeste. A partir da quarta-feira,26 de agosto, já se espera um aquecimento acelerado no centro-oeste e norte do estado de São Paulo, no oeste de Minas Gerais e sobre todo o Centro-Oeste do país.
A Climatempo está avaliando a abrangência e rápida elevação da temperatura nos próximos dias, pois é possível que seja determinada uma nova onda de calor no interior do país a partir da quarta ou quinta-feira desta semana. De qualquer forma, os últimos dias de agosto, e o início de setembro de 2026, serão marcados por um grande aquecimento no interior do país, com temperaturas que novamente poderão atingir a marca dos 40°C em vários estados.
Serra de SC registra segunda menor temperatura no Brasil em 2026
A região de Bom Jardim da Serra, na parte mais elevada da serra de Santa Catarina, registrou nesta segunda-feira -9,1°C. Essa temperatura extremamente baixa foi a segunda menor temperatura registrada neste ano no Brasil. O recorde atual de frio no país em 2026 é de -9,2°C em 24/06/2026, também em Bom Jardim da Serra.
Uma forte massa de ar frio de origem polar avançou sobre o interior do Brasil durante o fim de semana causando temperaturas negativas nos três estados da região Sul. Nesta segunda-feira, o frio abaixo de 0°C voltou a ser observado.
Confira as 10 melhores temperaturas no Brasil em 24/08/2026
Fontes: INMET, SIMAGRO, EPAGRI
-9,1°C Bom Jardim da Serra SC
-6,6°C São Joaquim/Jd. Bandeira SC
-6,0°C Painel/fazenda velha SC
-6,0°C Urupema SC
-3,8°C Urubici SC
-3,7°C São José dos Ausentes RS
-3,5°C Vacaria RS
-3,3°C Urupema SC
-3,2°C São Francisco de Paula RS
-2,7°C Bom Jesus RS
-2,4°C São José do Cerrito SC
O frio do interior de São Paulo, de Mato Grosso do Sul e do Sul de Minas também merece destaque nesses últimos dias. A maioria das áreas de São Paulo e de Mato Grosso do Sul registraram temperaturas entre 5°C e 10°C no fim de semana. Nesta segunda-feira, 24 de agosto, temperaturas um pouco abaixo dos 10°C voltaram a se repetir nestes estados e no Sul de Minas.
- A menor temperatura em São Paulo nesta segunda-feira foi de 4,0°C em Corumbataí. No Sul de Minas, a menor temperatura foi de 2,5°C em Monte Verde e em Mato Grosso do Sul, a mais baixa foi de 8,3°C em Rio Brilhante.
Tendência de aquecimento a partir desta terça-feira
O ar frio de origem polar fica sobre o oceano nesta terça-feira, ao largo da costa do Sul e do Sudeste, com grande influência nas áreas próximas ao mar.
A presença desse ar frio com o excesso de nebulosidade, que vai dificultar a entrada do Sol, vai manter a terça-feira fria no leste da região Sul incluindo as três capitais, na Grande São Paulo e no leste do estado de São Paulo, onde estão o litoral o Vale do Paraíba e o Vale do Ribeira, em todo o estado do Rio de Janeiro, no Espírito Santo, em áreas como o leste de Minas Gerais, incluindo a Zona da Mata Mineira.
A temperatura começa a se elevar novamente nessas regiões a partir da quarta-feira. Em Mato Grosso do Sul a temperatura já começa a subir nesta terça-feira.
Aquecimento intenso no interior do Brasil a partir da quarta-feira
A mudança na circulação de ventos sobre o interior do Brasil e o afastamento do ar frio de origem polar vão permitir um rápido intenso aquecimento do ar em grande parte do interior do Brasil a partir da quarta-feira, 25 de agosto de 2026.
A grande elevação da temperatura deve ser observada em áreas do norte e oeste do Paraná, no estado de São Paulo, exceto no litoral, no Sul de Minas, em todo o centro-oeste e noroeste mineiro, em toda a região Centro-Oeste do Brasil, Rondônia, Tocantins, sul do Maranhão e do Piauí e no oeste da Bahia.
- A qualificação de onda de calor ficará mais clara a partir da quarta-feira, quando se poderá avaliar melhor a dimensão e duração deste intenso aquecimento pelo interior do Brasil.
Acompanhe as atualizações diárias da previsão do tempo no site da Climatempo e pelas nossas redes sociais.




