Sul: Sábado de chuva isolada no RS e litoral mais úmido — domingo de tempo firme na maior parte da Região
No sábado (16), a atuação da massa de ar polar ainda garante tempo firme e temperaturas mais baixas em boa parte da Região Sul. No entanto, no Rio Grande do Sul, a circulação de umidade e perturbações em níveis médios da atmosfera provocam pancadas isoladas entre o sul, campanha e litoral gaúcho — com risco para chuva forte localizada. Em SC e PR, a infiltração marítima mantém pancadas fracas a moderadas no litoral, enquanto o interior segue com tempo firme e umidade em queda. No norte e noroeste do PR, os índices podem ficar entre 21% e 30%.
No domingo (17), o tempo firme predomina na maior parte da Região, porém, as temperaturas continuam amenas. O sol aparece entre nuvens, e apenas em áreas do litoral gaúcho, catarinense e paranaense há chance de pancadas isoladas. No interior, segue sem chuva e com sensação de frio no sul, enquanto norte e noroeste do PR voltam a ter sensação de calor e umidade mais baixa à tarde.
Sudeste: Litoral ainda com instabilidades — tempo firme e calor no interior
Neste sábado (16), o vento úmido que sopra do mar contra a costa, mantém a nebulosidade e a condição para pancadas no litoral de SP, RJ e ES — com destaque para episódios mais significativos no litoral sul paulista e capixaba. Céu mais encoberto na faixa leste e região metropolitana de SP. Já no interior de SP e em Minas Gerais, predomínio de tempo firme, calor e umidade relativa do ar em alerta, com índices abaixo de 20% em áreas do norte paulista e Triângulo Mineiro. O mar continua agitado, com ressaca entre Ilhabela/SP e Arraial do Cabo/RJ.
No domingo (17), a infiltração marítima ainda provoca chuva isolada no litoral do RJ, ES e SP. Nas demais áreas, o tempo firme prevalece. A tarde segue amena nas faixas litorâneas e no sul de Minas, enquanto no interior de SP e MG o calor e o ar seco dominam o cenário.
Centro-Oeste: Sol, calor e ar seco predominam — alerta para temperaturas extremas
O sábado (16) será marcado pelo tempo firme e seco em praticamente toda a Região. A massa de ar seco inibe o avanço de instabilidades, com exceção do extremo norte do MT, onde pode chover isoladamente à tarde. Sol forte e temperaturas em elevação. A umidade relativa do ar entra em níveis críticos em boa parte de MT, MS e GO, com destaque para índices abaixo de 20%. No domingo (17), o tempo firme se mantém. A tarde será bastante quente, com máximas na casa dos 40 °C em cidades como Cuiabá. Apenas áreas próximas à divisa de MT com o AM podem ter pancadas fracas. A umidade segue baixa em todo o Centro-Oeste.
Nordeste: Pancadas concentradas no litoral — interior com calor e ar seco
No sábado (16), a infiltração marítima e perturbações em níveis médios favorecem pancadas entre o litoral da BA e RN, com risco de chuva forte entre o recôncavo baiano, litoral da PB, PE, RN e CE. No litoral do MA e CE, também há risco de chuva intensa em alguns momentos. Já no interior — entre o oeste da BA, sul do PI e MA — predomínio de sol, calor e umidade em níveis de alerta.
No domingo (17), as pancadas continuam entre o litoral da BA, PE, RN, CE e MA — com destaque para chuva pontualmente forte entre litoral baiano e cearense. No interior nordestino, o tempo firme predomina, com calor intenso e baixa umidade ao longo da tarde.
Norte: Instabilidades entre AM, RR e PA — tempo firme e calor no TO e AC
O sábado (16) será marcado por instabilidades entre o AM, RR e PA, com destaque para pancadas moderadas a fortes no norte do AM e RR. No Acre, RO e TO, predomínio de tempo firme, com sol forte, calor e baixa umidade do ar. No domingo (17), as instabilidades ganham força novamente entre o AM, PA, RR e AP, com pancadas entre fraca e moderada intensidade e risco de temporais localizados à tarde. Já no AC, RO e TO, o tempo firme persiste, com destaque para o calor intenso e umidade em níveis críticos.