Ícone logo
Ícone busca neutro
Seja PremiumFaça seu loginÍcone avatar
Ícone busca
Clima e Previsão do Tempo/Notícias/Norte/Pancadas de chuva retornam ao Tocantins e ganham força no sul do Pará

Pancadas de chuva retornam ao Tocantins e ganham força no sul do Pará

Depois de dias de calor e baixa umidade, a chuva volta a alcançar o Tocantins nesta sexta-feira e se torna mais frequente no sul paraense durante o fim de semana.

Lívia Caetano

01/10/2026 às 15:05

Imagem da notícia Pancadas de chuva retornam ao Tocantins e ganham força no sul do Pará
Mapa de risco de temporais na Região Norte para sexta-feira. (02/10).

Chuva volta a alcançar áreas que vinham enfrentando tempo seco

Depois de vários dias marcados por calor intenso e baixa umidade, as pancadas de chuva voltam a ganhar espaço no Tocantins e no sul do Pará. A mudança começa a ficar mais evidente nesta sexta-feira (2) e se consolida durante o fim de semana, quando as instabilidades aumentam sobre essas áreas.

No Tocantins, inclusive em áreas próximas a Palmas, a sexta-feira já terá condições para o retorno das pancadas. No centro-sul do Pará, a disponibilidade de umidade também aumenta e favorece a formação de novas áreas de chuva.

Mesmo com o retorno das precipitações, o calor continua predominando na Região Norte e a sensação de abafamento permanece elevada.

Tocantins terá risco de temporais

A chuva que retorna ao Tocantins pode ocorrer de maneira irregular, característica comum das pancadas formadas em ambientes quentes e úmidos.

Na sexta-feira, há possibilidade de chuva forte e temporais principalmente no oeste do estado. No sábado, as instabilidades ganham ainda mais força ao longo do dia, com pancadas de moderada a forte intensidade e possibilidade de temporais isolados.

Mapa de risco de temporais na Região Norte para sábado (03/10).

Mapa de risco de temporais na Região Norte para sábado (03/10).

No domingo, o cenário permanece semelhante. As pancadas continuam atingindo o Tocantins e podem novamente ocorrer com maior intensidade e acompanhadas por temporais isolados.

A condição de chuva permanece na segunda-feira, quando grande parte do estado continua sob influência das instabilidades.

Sul do Pará entra em período mais chuvoso

No Pará, a mudança acontece principalmente na metade sul do estado.

As primeiras condições para chuva aumentam já na sexta-feira no centro-sul paraense, inclusive com risco de temporais no sudeste do estado. No sábado, as pancadas ganham força em toda a faixa sul e podem ocorrer com moderada a forte intensidade.

A região de Carajás também começa a sentir de forma mais evidente essa mudança. As instabilidades avançam sobre a região e o fim de semana passa a ter maior frequência de chuva, principalmente durante as tardes de sábado e domingo.

Na segunda-feira, a chuva continua ocorrendo no centro-sul do Pará, enquanto o norte paraense permanece com condições mais estáveis.

Calor e umidade ajudam a formar as pancadas

O retorno da chuva ocorre em um ambiente ainda bastante quente, mas com maior disponibilidade de umidade sobre o interior do continente.

Na sexta-feira, o avanço do sistema frontal pelo Sudeste contribui para uma reorganização das áreas de instabilidade e da umidade no interior do país. Ao longo do fim de semana, essa condição continua favorecendo a formação das pancadas no Tocantins e no sul do Pará.

No domingo, a formação de uma área de baixa pressão na região da Bolívia também contribui para organizar as instabilidades e aumentar o transporte de umidade para setores da Região Norte, favorecendo principalmente a intensificação da chuva em alguns pontos.

Chuva aumenta, mas calor continua

Apesar do retorno das pancadas, as temperaturas continuam elevadas em grande parte da Região Norte.

O calor permanece ao longo do fim de semana, fornecendo energia para a formação das nuvens carregadas durante o dia. Por isso, as pancadas podem ganhar força principalmente durante as tardes e ocorrer com intensidade bastante diferente de uma localidade para outra.

Enquanto Tocantins e sul do Pará passam a registrar chuva com maior frequência, áreas do norte do Pará e do Amapá continuam predominantemente mais secas.

Assim, o começo de outubro marca uma mudança principalmente para áreas que vinham enfrentando vários dias de calor e pouca chuva: as pancadas retornam ao Tocantins e se tornam mais frequentes no sul do Pará, com possibilidade de episódios fortes e temporais isolados ao longo dos próximos dias.

Confira a previsão completa no site da Climatempo e aproveite uma experiência sem anúncios com o Climatempo Plus.


Previsão para sua cidade

Veja aqui!