Várias áreas no extremo norte do Brasil começaram a semana com temporais. O que mais chamou atenção foram os grandes volumes de chuva registrados na região de Macapá, 80,3 mm, e de Boa Vista, 70 mm. No estado do Pará, choveu 63,1 mm na região de Altamira e 43,0 mm em Belém. Esses grandes acumulados foram registrados pelo Instituto Nacional de Meteorologia entre 9 horas do dia 11 e 9 horas do dia 12 de maio de 2025. A capital do Amapá, Macapá, registrou o maior volume de chuva no Brasil nesse período. Em Boa Vista, capital de Roraima, foi a segunda tempestade no espaço de uma semana. Entre os dias 4 e 5 de maio choveu cerca de 138 mm na região.
Em Boa Vista, o total de chuva acumulado de 1 a 12 de maio foi de 215,4 mm, que representam 62% da média para o mês, que é de 347,3 mm. Em Macapá, o volume de precipitações neste mesmo período foi de 148,4 mm, que correspondem a 48% da média de chuva para maio que é de 308,4 mm.
Maio ainda é um mês de chuva frequente no extremo norte do Brasil. A ocorrência de temporais é comum especialmente em Roraima, no Amapá, Amazonas e Pará. Além do ar quente úmido que naturalmente predomina nessas regiões, a ZCIT – Zona de Convergência Intertropical contribui para ocorrência das fortes pancadas de chuva.
Alerta para temporais
A maioria das áreas da região Norte do Brasil continua tendo pancadas de chuva frequentes esta semana. Em geral, essas pancadas acontecem durante a tarde e à noite, com ocorrência de raios e eventualmente de fortes rajadas de vento.
Para esta terça-feira, 13 de maio, a Climatempo volta a alertar para o risco de temporais em todo o estado de Roraima, no norte e noroeste do Amazonas, no noroeste do Pará e no extremo norte do Amapá. A maioria das áreas do Amazonas e do Pará podem ter pancadas de chuva moderadas a fortes.