A região de Manaus e o estado do Amazonas não estão tendo um “verão amazônico” clássico. Historicamente é uma época de diminuição da chuva sobre o Amazonas. A expressão popular é justamente relacionada com os meses com menos chuva, menos nebulosidade e, consequentemente, mais horas com sol forte, o que deixa as temperaturas mais altas. Mas este ano, a tendência de resfriamento do oceano Pacífico Equatorial, na costa do Peru, que vem sendo observada nos últimos meses, causou mudanças na circulação de ventos e no padrão de pressão atmosférica sobre América do Sul, que estão facilitando a formação de áreas de chuva sobre a região do Amazonas, mesmo nesta época que normalmente seria de pouca chuva.
O volume de chuva na região de Manaus mostra como este verão amazônico está tendo mais chuva do que a média normal. Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia, em outubro de 2025, até 9 horas do dia 12 (hora de Brasília), Manaus acumulava 129 mm, superando um pouco a média para o mês fica em torno de 114 mm. Em setembro choveu 70,1 (média de 79 mm), em agosto choveu 132,4 mm (média de 56 mm). Historicamente agosto tem a menor média de precipitação na escala anual na região de Manaus e este ano choveu mais do que o dobro da média para o mês. Em julho, o total acumulado foi de 85,1 mm, pouco acima da média para o mês que éde 67 mm.
A previsão é de mais chuva! A região de Manaus e todo o Amazonas continuam com chuva frequente esta semana e várias pancadas podem ser moderadas a fortes.
La Niña está ativo
No dia 9 de outubro de 2025, a Administração Oceânica e Atmosférica Nacional, dos Estados Unidos, (NOAA, na sigla em inglês), oficializou o início do fenômeno La Niña, que deve influenciar o clima no Brasil no decorrer da primavera. Este episódio de La Niña será curto e deve se desconfigurar no começo do verão 2025/2026.
Em 2023, o verão amazônico foi sob a influência de um El Niño, que resultou em calor excepcional e seca no Amazonas. Em 2024, a situação já era tecnicamente de neutralidade no Pacífico Equatorial, mas a falta de chuva ainda foi acentuada.
Outubro segue com chuva
A previsão da Climatempo é de que o mês de outubro de 2025 siga com tempo mais instável do que o normal no Amazonas. As pancadas de chuva serão frequentes, com risco de temporais inclusive na região de Manaus. O volume de precipitação sobre o Amazonas deve ficar um pouco acima da média no centro, oeste e sul do Amazonas e na região de Manaus. Para as demais regiões do estado, a previsão da Climatempo é de que chova dentro da média.