A previsão do tempo para esta quarta-feira, 4 de novembro de 2026, indica condições meteorológicas bastante distintas entre as cinco regiões do Brasil. Enquanto o Sul enfrenta um cenário de instabilidade acentuada, com possibilidade de tempestades severas e acumulados elevados de chuva, áreas do Sudeste e do Centro-Oeste devem registrar pancadas acompanhadas de trovoadas, principalmente entre a tarde e a noite.
O destaque do dia fica para os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, onde a combinação de sistemas atmosféricos favorece temporais, rajadas intensas de vento, queda de granizo e possibilidade isolada de tornados. Em alguns municípios gaúchos e catarinenses, os volumes de chuva podem ultrapassar 100 milímetros em 24 horas.
Por outro lado, o calor continua marcante em diversas localidades brasileiras. No Rio de Janeiro, os termômetros podem alcançar 35°C, enquanto Teresina e Cuiabá têm previsão de máximas próximas dos 40°C. No Nordeste, a baixa umidade do ar também exige atenção, especialmente nas áreas do interior.
Confira a seguir a previsão do tempo para todas as regiões do Brasil e as condições esperadas nas principais capitais nesta quarta-feira.
Região Sul – (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul): temporais severos, chuva volumosa e risco de granizo e tornados
A quarta-feira será marcada por instabilidades intensas em grande parte do Sul do Brasil. A presença de uma área de baixa pressão atmosférica no norte da Argentina, associada ao transporte de calor e umidade pelo Jato de Baixos Níveis e à atuação de um cavado atmosférico, cria condições favoráveis à formação de tempestades.
O avanço de uma frente quente sobre o Rio Grande do Sul também contribui para intensificar os temporais, especialmente devido à forte instabilidade atmosférica e às mudanças na velocidade e direção dos ventos em diferentes níveis da atmosfera. Até o fim do dia, o deslocamento da baixa pressão em direção ao oceano e a aproximação de uma frente fria devem manter o tempo instável.
Desde a madrugada e durante a manhã, são esperadas chuvas moderadas a fortes, acompanhadas de trovoadas, em grande parte do território gaúcho, principalmente no oeste e no centro-norte. As precipitações também atingem a metade oeste e o sul de Santa Catarina, além do oeste do Paraná.
Entre a tarde e a noite, as tempestades continuam no oeste e no centro-norte do Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, avançando também sobre grande parte do Paraná.
O maior risco está concentrado na metade oeste e no sul catarinense, no extremo sul e sudoeste paranaense e no oeste e na metade norte gaúcha, onde os acumulados de chuva podem ser elevados.
A situação é ainda mais preocupante no extremo oeste de Santa Catarina e em áreas do noroeste, oeste e norte do Rio Grande do Sul, com indicação de perigo extremo para chuva volumosa. Os acumulados podem superar 100 milímetros em um único dia, de maneira localizada, em municípios como Santo Ângelo, Ijuí, São Borja, Passo Fundo, Não-Me-Toque e Lagoa Vermelha, no Rio Grande do Sul, além de Chapecó, São Miguel do Oeste e Palmitos, em Santa Catarina.
Além da chuva intensa, existe possibilidade de granizo e rajadas de vento entre 50 e 70 km/h, podendo alcançar 90 km/h no Rio Grande do Sul e no sul catarinense. As condições atmosféricas também são favoráveis à ocorrência isolada de tornados, especialmente no oeste e norte gaúcho e no oeste de Santa Catarina e do Paraná.
Nas localidades com chuva persistente, as temperaturas ficam mais amenas. Já onde houver períodos de sol, principalmente no Paraná, o aquecimento ainda poderá ser significativo.
Região Sudeste – (São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo): sol pela manhã e pancadas de chuva com trovoadas à tarde
O Sudeste começa a quarta-feira com predomínio de tempo firme e poucas nuvens em praticamente todos os estados. Entretanto, o aumento das temperaturas ao longo do dia, combinado à presença de umidade na atmosfera, favorece a formação de áreas de instabilidade entre a tarde e a noite.
As pancadas de chuva devem ocorrer de maneira irregular em São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo, além da Zona da Mata e das regiões Central, Oeste e Leste de Minas Gerais. Em algumas localidades, as precipitações podem vir acompanhadas de trovoadas.
A chuva ganha intensidade moderada a forte no sul e no litoral paulista, em áreas do Rio de Janeiro, no sul do Espírito Santo e em setores da Zona da Mata mineira. Nas demais localidades com previsão de precipitação, os episódios tendem a apresentar menor intensidade.
No norte de Minas Gerais, no norte capixaba e no Vale do Jequitinhonha, as condições atmosféricas permanecem relativamente mais estáveis.
Mesmo com a possibilidade de chuva, o calor continua sendo destaque no Sudeste. Na cidade do Rio de Janeiro, as temperaturas podem chegar aos 35°C. Em São Paulo, os períodos de sol também favorecem a elevação dos termômetros.
A previsão indica uma mudança mais significativa nas condições do tempo paulista a partir de quinta-feira (5), em razão da aproximação de um sistema frontal.
Região Centro-Oeste – (Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal): calor, abafamento e pancadas de chuva isoladas
A quarta-feira começa com tempo predominantemente firme e poucas nuvens na maior parte do Centro-Oeste, embora pancadas isoladas já possam ocorrer no sul de Goiás durante a manhã.
Com o aumento das temperaturas e a disponibilidade de umidade, novas áreas de instabilidade se desenvolvem ao longo da tarde e da noite, provocando chuva de distribuição irregular em diferentes pontos da região.
Em Goiás, no Distrito Federal e em Mato Grosso, as pancadas devem apresentar intensidade fraca a moderada na maior parte das áreas atingidas. Entretanto, há possibilidade de chuva mais forte no oeste, noroeste e norte mato-grossense, além do leste goiano e do Distrito Federal.
A circulação atmosférica em níveis elevados e o aquecimento da superfície contribuem para a formação das nuvens de chuva. Nos próximos dias, especialmente a partir de quinta-feira, o transporte de umidade da Amazônia tende a ganhar importância com o avanço de um sistema frontal pelo centro-sul brasileiro.
Em Mato Grosso do Sul, a influência da baixa pressão no norte da Argentina e de um cavado atmosférico favorece pancadas moderadas a fortes nas regiões sul e sudoeste do estado. Nessas áreas, as rajadas de vento podem variar entre 50 e 70 km/h.
Nas demais localidades sul-mato-grossenses, o tempo permanece mais estável, com possibilidade de chuva fraca e bastante isolada.
As temperaturas seguem elevadas em todo o Centro-Oeste, mantendo a sensação de calor e abafamento durante boa parte do dia.
Região Nordeste – (Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia): calor intenso, baixa umidade e chuva passageira no litoral
O predomínio de sol e as temperaturas elevadas continuam caracterizando o tempo no Nordeste nesta quarta-feira. A menor disponibilidade de umidade em grande parte do interior favorece a manutenção de condições relativamente secas, principalmente durante a tarde.
Apesar desse cenário, o aquecimento diurno e a presença localizada de umidade podem provocar pancadas isoladas no centro-sul do Maranhão e no oeste do Piauí.
Na faixa litorânea leste, a circulação de ventos úmidos provenientes do oceano contribui para a ocorrência de chuva fraca e passageira, especialmente entre a madrugada e a manhã. A possibilidade de precipitação se concentra principalmente no litoral entre a Paraíba e Sergipe, sem expectativa de volumes expressivos.
No Sertão e em grande parte do Agreste, o tempo permanece firme, com predomínio de sol e calor.
A umidade relativa do ar pode variar entre 20% e 30% nas áreas do interior, reforçando as condições de tempo seco. No litoral nordestino, as rajadas de vento ficam entre 40 e 50 km/h.
As temperaturas elevadas também merecem destaque nas capitais. Em Teresina, a máxima pode alcançar 40°C, enquanto Salvador tem previsão de até 34°C.
Região Norte – (Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins): calor e chuva moderada a forte em áreas da Amazônia
A combinação de temperaturas elevadas, grande disponibilidade de umidade e convergência de ventos em baixos níveis mantém condições favoráveis à formação de nuvens carregadas em diferentes áreas da Região Norte.
Nesta quarta-feira, as instabilidades devem ganhar força principalmente durante a tarde, quando o aquecimento diurno contribui para o desenvolvimento de pancadas de chuva.
Há previsão de precipitações moderadas a fortes no Acre, Amazonas, Rondônia, Roraima e Pará, além do norte do Tocantins. A distribuição das chuvas será irregular, com maior desenvolvimento das instabilidades sobre áreas do interior amazônico.
Em contrapartida, o Amapá e os setores mais ao norte do Pará apresentam condições relativamente mais estáveis. Em cidades como Macapá e Belém, a tendência é de predomínio de tempo mais firme e temperaturas elevadas.
Previsão do tempo em algumas capitais:
São Paulo – SP: sol, calor e pancadas de chuva com trovoadas à tarde
A capital paulista começa a madrugada com algumas nuvens e terá sol entre nuvens durante a manhã. No período da tarde, o aquecimento favorece a formação de pancadas de chuva acompanhadas de trovoadas. À noite, a previsão indica algumas nuvens. As temperaturas variam entre 17°C e 32°C.
Rio de Janeiro – RJ: calor de até 35°C e chuva com trovoadas à tarde
O Rio de Janeiro terá algumas nuvens na madrugada e períodos de sol entre nuvens pela manhã. Durante a tarde, há previsão de pancadas de chuva e trovoadas, intercaladas com momentos de sol. À noite, o céu apresenta algumas nuvens. A mínima prevista é de 23°C, enquanto a máxima pode atingir 35°C.
Belo Horizonte – MG: sol entre nuvens e pancadas de chuva à tarde
A quarta-feira começa com algumas nuvens em Belo Horizonte, seguidas de períodos de sol entre nuvens pela manhã. À tarde, estão previstas pancadas de chuva acompanhadas de trovoadas. Durante a noite, a nebulosidade aumenta, deixando o céu com muitas nuvens. Os termômetros variam entre 17°C e 31°C.
Campo Grande – MS: muitas nuvens, períodos de sol e tempo sem chuva
Em Campo Grande, a madrugada será marcada por muitas nuvens. Pela manhã e à tarde, o sol aparece entre bastante nebulosidade, enquanto a noite volta a apresentar céu com muitas nuvens. Não há previsão de chuva acumulada para a capital sul-mato-grossense. As temperaturas ficam próximas de 25°C na mínima e 33°C na máxima.
Cuiabá – MT: tempo firme e calor intenso de até 40°C
A capital mato-grossense terá uma quarta-feira de calor intenso, com algumas nuvens durante a madrugada e períodos de sol entre poucas nuvens pela manhã e à tarde. À noite, a nebulosidade permanece variável, sem previsão de chuva acumulada. A temperatura mínima será de 27°C, e a máxima poderá alcançar 40°C.
Curitiba – PR: nevoeiro na madrugada e chuva com trovoadas à noite
Curitiba começa a quarta-feira com possibilidade de nevoeiro durante a madrugada. Pela manhã e à tarde, o sol aparece entre muitas nuvens, mas as condições do tempo mudam à noite, quando estão previstas pancadas de chuva acompanhadas de trovoadas. As temperaturas variam entre 18°C e 28°C.
Porto Alegre – RS: chuva e trovoadas ao longo do dia
A capital gaúcha terá uma quarta-feira de tempo instável, com pancadas de chuva e trovoadas já durante a madrugada. Pela manhã e à tarde, podem ocorrer aberturas de sol, mas a chuva continua prevista, acompanhada de descargas elétricas. À noite, as pancadas e trovoadas permanecem. A mínima será de 19°C, e a máxima não deve ultrapassar 24°C.
Confira a previsão completa no site da Climatempo e aproveite uma experiência sem anúncios com o Climatempo Plus.



