Pela meteorologista Lívia Caetano
Região Sul
Nesta sexta-feira, uma frente fria avança pelo Rio Grande do Sul desde as primeiras horas do dia, inicialmente pelo litoral sul. Entre o início e o fim da manhã, o sistema avança pelo sul gaúcho, provocando pancadas de chuva.
Ao longo do dia, a frente fria também provoca chuva moderada a forte no sudeste do estado, na Região Metropolitana de Porto Alegre e em áreas do interior, acompanhada de raios e rajadas de vento entre 40 e 50 km/h, podendo chegar a 70 km/h no litoral.
As pancadas avançam ainda para o nordeste gaúcho e para o sul de Santa Catarina. No restante do RS e da Região Sul, o tempo permanece firme, com predomínio de sol. As temperaturas seguem elevadas, exceto no sul do estado, onde ficam mais amenas.
Rajadas de vento também variam entre 40 e 50 km/h no noroeste paranaense, no sul e interior catarinense e ao longo do litoral entre Paraná e Santa Catarina. Em grande parte do Paraná e no norte de SC, a umidade relativa do ar pode ficar abaixo de 30%.
Região Sudeste
O tempo permanece estável na maior parte do Sudeste, com predomínio de sol em São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e grande parte de Minas Gerais.
No norte, nordeste e noroeste mineiro, porém, há previsão de pancadas de chuva fracas a moderadas ao longo do dia, devido à atuação da frente fria na altura do sul da Bahia. Em áreas do noroeste de MG, as pancadas podem ser mais fortes.
As temperaturas permanecem elevadas e a umidade relativa do ar fica mais baixa em grande parte de SP, no centro-leste mineiro e no interior capixaba.
No norte e oeste paulista e no Triângulo Mineiro, os índices podem cair abaixo de 20%.
As rajadas de vento variam ao longo do dia no oeste mineiro, em boa parte do estado de São Paulo e na faixa litorânea entre SP e o sul do Espírito Santo. No Triângulo Mineiro, podem alcançar 70 km/h.
Região Centro-Oeste
A combinação de calor, umidade e a influência da frente fria na altura da Bahia organiza áreas de instabilidade, favorecendo pancadas de chuva no norte de Mato Grosso e de Goiás. A chuva também avança ao longo do dia para o oeste mato-grossense.
Durante a tarde, as instabilidades ganham força no oeste de Mato Grosso do Sul e no sudoeste do Mato Grosso, com risco de temporais, impulsionados pela formação de uma área de baixa pressão no Paraguai, que direciona umidade da Região Norte para o sul do país.
No restante de MS, no sudeste de MT e na metade sul de GO, o tempo permanece firme, com sol predominante.
A umidade relativa do ar fica mais baixa no leste e sul de MS, no sul de GO e no extremo sudeste de MT, podendo ficar abaixo de 20%.
As rajadas de vento variam entre 40 e 50 km/h na metade leste e no sul de MS e Goiás.
Região Nordeste
A frente fria segue atuando sobre a Bahia, provocando chuva moderada a forte e risco de temporais, com acumulados elevados. A situação permanece de perigo no Recôncavo Baiano.
Na metade sul do Maranhão e do Piauí, as instabilidades continuam devido ao calor e à umidade.
No oeste de Pernambuco, Alagoas e Sergipe, também há chance de pancadas e risco de temporais.
Nas demais áreas da região, o tempo permanece firme, com temperaturas elevadas.
Entre o norte do Piauí, interior do Ceará, oeste do Rio Grande do Norte e da Paraíba, a umidade relativa do ar pode ficar abaixo de 30%. Rajadas de vento de 40 a 50 km/h ocorrem ao longo do litoral nordestino e em boa parte da Bahia.
Região Norte
As pancadas de chuva perdem intensidade no Amazonas e em Roraima, mas ainda ocorrem de forma moderada a forte em grande parte da região.
No Acre e em Rondônia, as pancadas seguem ao longo do dia.
No Pará, a chuva é mais forte em grande parte do estado, com risco de temporais no interior e no sul. No Tocantins, as instabilidades continuam, também com risco de temporais. Já no Amapá, há chance de chuva na metade oeste.
Acompanhe nossas próximas atualizações e fique sempre preparado para as mudanças no tempo!



