O mês de novembro vai trazer muita chuva para o Brasil. A chance de onda de calor é baixa, mas novos eventos de frio atípico podem se repetir no centro-sul do país, como aconteceu em outubro.
O fenômeno La Niña que está sendo observado no oceano Pacífico Equatorial, facilita a passagem de frentes frias pelo Sul e Sudeste do Brasil. Algumas delas vão trazer ar frio de origem polar com intensidade suficiente para causar resfriamento atípico em áreas do centro-sul do país.
O La Niña também facilita a formação dos corredores de umidade, que trazem o ar úmido do Norte para o Centro-Oeste e para o Sudeste do país. Durante o mês de novembro, um ou dois desses corredores de umidade poderão se transformar em Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), fenômeno que gera grande quantidade de chuva por vários dias consecutivos em áreas do Norte, do Centro-Oeste, do Sudeste e de parte do Nordeste. O oceano Atlântico Sul, na costa do Nordeste, está com temperatura um pouco abaixo do normal, o que também contribui para a formação dos corredores de umidade.
Temperatura em novembro de 2025 no Brasil

Anomalia da temperatura média no Brasil estimada para novembro de 2025: tons de azul indicam temperatura abaixo da média e, tons de vermelho, temperatura acima da média. (Fonte: Climatempo)
Com a diminuição da frequência dos eventos de chuva, grande parte da região Sul terá mais dias com sol e tempo seco, o que vai facilitar a elevação da temperatura. O Rio Grande do Sul pode sofrer a influência de massas de ar quente que podem se desenvolver sobre o centro-norte da Argentina. O estado pode ter alguns picos de calor intenso. No Paraná, a maior quantidade de nebulosidade e chuva, além de um pouco de ar frio, vai deixar a temperatura um pouco abaixo da média em muitas áreas do estado.
Na região Sudeste, a temperatura tende a ficar um pouco abaixo do normal em novembro devido à combinação de muita nebulosidade, chuva frequente e a passagem do ar frio de origem polar. O excesso de nebulosidade e chuva frequente vão dificultar a elevação da temperatura na maioria das áreas do centro-oeste do país.
Na região Nordeste, o predomínio de tempo seco vai manter a região com muito sol e temperaturas bastante elevadas vão ser observadas em novembro, como é comum nesta época. Teresina deve ser a capital mais quente do país em novembro, com vários días com temperaturas em torno e acima dos 40°C.
No Norte do Brasil a nebulosidade e as pancadas de chuva frequentes vão manter as temperaturas dentro da normalidade na maior parte da região. Porém, a menor quantidade de chuva no nordeste do Pará deve proporcionar dias bastante quentes, incluindo a região de Belém.
Chuva de novembro de 2025 no Brasil

Anomalia do volume de chuva médio no Brasil estimado para novembro de 2025: tons de verde indicam chuva acima da média e, tons de laranja, chuva abaixo da média. (Fonte: Climatempo)
Com expectativa de formação de vários corredores de umidade, com possibilidade de organização do fenômeno ZCAS – Zona de Convergência do Atlântico Sul, o mês de novembro deve ser caracterizado por chuva frequente na maior parte do Brasil. O volume de precipitação acumulado no mês deve ficar um pouco acima da média no Paraná, na região Sudeste, em praticamente todo o Centro-Oeste, em grande parte da Bahia, no extremo norte do Brasil e sobre a maioria das áreas do Amazonas.
A maioria das áreas da região Nordeste terá pouquíssima precipitação ao longo do mês de novembro, o que é normal nesta época.
O Rio Grande do Sul terá uma redução dos episódios de chuva em novembro. Apesar da possibilidade de alguns temporais, o volume de chuva deve ficar um pouco abaixo da média em todo o estado.


