logo
Faça seu loginavatar
Ícone de localizaçãoSão Paulo, SP
Clima e Previsão do Tempo

Previsão do tempo para o Natal 2025: calor, chuva ou tempo firme nas festas? 

Confira agora como fica o tempo nos dias 24 e 25 de dezembro de 2025 em todas as regiões do Brasil. A Climatempo deseja a todos um feliz Natal!

Redação

19/12/2025 às 10:23

Compartilhar
Imagem da notícia Previsão do tempo para o Natal 2025: calor, chuva ou tempo firme nas festas? 
Previsão do Tempo para o Natal 2025

Pela meteorologista Josélia Pegorim e Lívia Caetano

O Natal é uma das datas mais esperadas do ano — época de viagens, encontros ao ar livre e mesas cheias de boas histórias.

E nada interfere mais nesses planos do que o clima. Por isso, acompanhar a previsão do tempo em 2025 faz toda a diferença para se preparar para o calor, a chuva ou o vento típico de dezembro. Então, confira a previsão do tempo para o Natal de 2025 com a Josélia Pegorim:

Uma grande massa de ar quente predomina sobre o Brasil neste Natal e vai manter as temperaturas elevadas em quase todo o país. O calor será sentido durante o dia e à noite, exigindo atenção com a refrigeração adequada dos alimentos preparados para a ceia natalina. Uma frente fria vai chegar ao Rio Grande do Sul, mas sem força para avançar para outras regiões do país. Por causa do calor, as pancadas de chuva vão acontecer em muitas áreas do Brasil neste Natal, principalmente durante a tarde e à noite.

Região Sul
A chegada de uma nova frente fria aumenta as condições para chuva no Sul do Brasil neste Natal, sem provocar queda acentuada das temperaturas, mantendo o ar abafado em toda a Região. O calor segue predominando, com destaque para o Vale do Itajaí, em Santa Catarina, onde as temperaturas podem superar os 35 °C.
No Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, a chuva começa já pela manhã do dia 24 e se espalha ao longo do dia, ocorrendo de moderada a forte intensidade, com risco de temporais, raios e rajadas de vento entre 40 e 50 km/h, especialmente no norte, nordeste, Serra Gaúcha e litoral norte do RS, além do interior catarinense.
No Paraná, o dia 24 segue com sol e calor, e as pancadas de chuva ficam mais concentradas no oeste, sudoeste e faixa sul do estado, podendo ocorrer de forma moderada a forte, enquanto no restante do estado o tempo permanece mais firme. No dia 25, o risco de pancadas aumenta, principalmente à tarde e à noite. Entre as capitais, Curitiba segue com menor chance de chuva na noite da véspera de Natal.

Região Sudeste
O Natal no Sudeste será marcado por calor intenso e predomínio de sol, devido à atuação de um bloqueio atmosférico, mantendo o tempo mais firme em grande parte da Região. As temperaturas ficam acima dos 30 °C no dia 24 e também no dia 25.
Apesar do sol predominante, não se descarta chuva, que ocorre de forma isolada, localizada e de curta duração, principalmente no leste, nordeste e Triângulo Mineiro, além de áreas do Espírito Santo e do Rio de Janeiro. No nordeste e extremo leste de São Paulo, no sul e Zona da Mata Mineira, a chuva pode ocorrer com moderada a forte intensidade.
As noites seguem abafadas, com baixa chance de chuva na véspera de Natal nas capitais. As rajadas de vento variam entre 40 e 50 km/h, podendo chegar a 70 km/h na Região dos Lagos, no Rio de Janeiro.

Clique aqui e veja como se preparar para viajar para o litoral de SP

Região Centro-Oeste
O Natal será quente e abafado em toda a Região Centro-Oeste, com várias horas de sol forte e temperaturas acima dos 30 °C nos dias 24 e 25.
Desde o início do dia 24, as instabilidades atuam no oeste, norte e noroeste de Mato Grosso, com chuva que pode ocorrer de forma moderada a forte. A partir da tarde, as pancadas se intensificam e se espalham pelo estado, com chance de temporais e risco de volumes elevados, principalmente no noroeste e oeste mato-grossense, caracterizando situação de perigo.
Em Goiás e Mato Grosso do Sul, a chuva diminui em algumas áreas, mas ainda pode ocorrer de forma moderada a forte no norte e noroeste de GO e no oeste, sudoeste e sul de MS, enquanto o leste sul-mato-grossense e o sul goiano seguem com tempo mais firme. As rajadas de vento podem variar entre 40 e 50 km/h.

Região Nordeste
O calor segue predominando no Nordeste neste Natal, mas o tempo não fica totalmente seco. A maior parte da Região apresenta tempo mais estável, porém há chuvas irregulares, que podem ocorrer de fracas a fortes em alguns pontos.
No Maranhão, no extremo oeste do Piauí e no litoral da Bahia, entre Salvador e Ilhéus, a chuva pode ocorrer de moderada a forte intensidade. No Ceará, oeste da Paraíba e da Bahia, as pancadas são mais fracas e isoladas.
As rajadas de vento variam entre 40 e 50 km/h em grande parte da Região, e, apesar das pancadas, a chuva tende a ser rápida e localizada.

Região Norte
O ar quente e úmido mantém o tempo instável na Região Norte neste Natal. Há chance de temporais frequentes no Amazonas, Rondônia, Amapá e Pará, com pancadas de chuva que podem ocorrer ao longo do dia.
No Tocantins e na metade leste do Acre, a chuva ocorre com moderada a forte intensidade. Em grande parte de Rondônia, na metade leste do Amazonas e no extremo oeste do Pará, a previsão indica situação de perigo, devido ao risco de volumes elevados de chuva.
As temperaturas permanecem altas, com muitas nuvens e períodos de aberturas ao longo do dia.

Impactos e dicas práticas para as festas

O sucesso das festas de fim de ano está diretamente ligado a um bom planejamento que considere as mudanças do verão.

Confira abaixo sugestões para se preparar de acordo com a previsão.

Planejamento conforme o clima previsto:

  • Calor intenso: prefira roupas leves, protetor solar, hidratação frequente e chapéus/bonés;
  • Risco de chuva: planeje ceias e encontros em ambientes abertos com alternativas cobertas;
  • Considere opções de data ou horário alternativos.

Dicas para eventos ao ar livre:

  • Escolha locais com cobertura parcial ou toldos disponíveis;
  • Guarde capas, lonas ou panos para proteger alimentos e equipamentos;
  • Posicione móveis longe de áreas sujeitas a acúmulo de água;
  • Tenha um plano B para mudança rápida de local se o tempo fechar;
  • Monitore a previsão meteorológica horas antes do evento e acompanhe alertas via app ou web.

Para viagens, consulte a previsão do tempo e alertas meteorológicos do Climatempo para evitar o risco de deslizamentos nas estradas e alagamentos.

Saiba tudo sobre a previsão do tempo para o Natal em 2025 com o Climatempo

Planejar as festas com antecedência é o segredo para um fim de ano tranquilo.

Como vimos, o clima no verão pode ser bastante imprevisível, por isso, consultar a previsão do tempo com alguns dias de antecedência ao Natal é muito importante para ajustar os últimos detalhes da sua celebração, seja ela em casa ou durante uma viagem.

Para que você não seja pego de surpresa por uma chuva de verão ou por uma onda de calor, acompanhe as atualizações dos nossos especialistas.

Vai rolar churrasco?

Antes de escolher o corte da carne e convidar os amigos, consulte o Índice de Churrasco da Climatempo e aproveite melhor o clima com quem você gosta. Disponível na previsão do tempo atualizada para a sua região no Climatempo !

Links úteis para previsão e monitoramento meteorológico: 


Compartilhar

Previsão para sua cidade

Veja aqui!
São Paulo - SP
21°30°
15mm
saiba mais
São Caetano do Sul - SP
19°27°
0mm
saiba mais
Guarulhos - SP
19°27°
0mm
saiba mais
Diadema - SP
19°27°
0mm
saiba mais
Osasco - SP
20°26°
2mm
saiba mais
Santo André - SP
19°28°
0mm
saiba mais
Imagem Previsão Fim de Semana: chuvas fortes, temporais e calor marcam o fim de semana

Previsão Fim de Semana: chuvas fortes, temporais e calor marcam o fim de semana

Imagem Previsão Brasil (30/01): Ciclone extratropical mantém chuva e temporais em áreas do Sul e Sudeste

Previsão Brasil (30/01): Ciclone extratropical mantém chuva e temporais em áreas do Sul e Sudeste

Imagem Reservatórios do Sudeste e Centro-oeste seguem em atenção após duas ZCAS

Reservatórios do Sudeste e Centro-oeste seguem em atenção após duas ZCAS

Imagem Ciclone extratropical se forma próximo à costa do Sudeste e o tempo muda no final da semana

Ciclone extratropical se forma próximo à costa do Sudeste e o tempo muda no final da semana