O litoral do Rio de Janeiro voltou a ficar agitado e as ondas subiram nesta quarta-feira, 6 de agosto, menos de uma semana após uma forte ressaca. Desta vez, a elevação das ondas foi estimulada pela passagem de um grande ciclone extratropical que passou pela costa da Argentina, e também pelos ventos moderados a fortes gerados por uma grande massa de ar frio, de origem polar, que se afasta do Brasil na altura da costa do Sudeste.
O mar subiu muito na semana passada por causa da ventania causada por um ciclone extratropical que passou pela costa da região Sul do Brasil.
Novo ciclone extratropical
Uma nova frente fria, associada a outro ciclone extratropical, já está prevista para o fim de semana e vai causar uma nova agitação marítima na costa do Sul e do Sudeste do Brasil. A altura das ondas deve ter ligeira diminuição no litoral do Rio de Janeiro na sexta-feira e no sábado, mas volta a aumentar no domingo, 9 de agosto. Por enquanto, ainda não há previsão de nova ressaca, mas esta possibilidade não pode ser descartada para o início da próxima semana.
Virada do tempo
Cariocas e fluminenses devem ficar atentos para a grande mudança no tempo que está sendo esperada com a passagem da nova frente fria no fim de semana. Além de chuva, que poderá ser moderada a forte em algumas áreas do estado do Rio, incluindo o Grande Rio, a temperatura vai baixar muito novamente.
Sol e aumento do calor até a sexta-feira
Nesta quinta-feira, o sol predomina no estado do Rio de Janeiro. Algumas nuvens surgem no decorrer do dia, mas não tem previsão de chuva. As temperaturas voltam a subir e já se aproximam dos 30°C na cidade do Rio.
A sexta-feira será um dia de pré-frente fria. O sol estará forte ao longo do dia e o vento quente vai ajudar a aquecer o ar. As temperaturas sobem mais em todo o estado do Rio de Janeiro e devem superar os 30°C em vários locais, incluindo o Grande Rio. A aproximação da frente fria também vai aumentar a velocidade do vento e algumas rajadas podem chegar aos 70 km/h. Além disso, no Sul Fluminense, na região Serrana, no Grande Rio e na região dos Lagos, há possibilidade de pancadas de chuva na tarde e noite da sexta-feira, 8 de agosto. Nas áreas do Norte e Noroeste do estado do Rio, o tempo segue quente e seco na sexta.
Frente fria traz grande virada do tempo no fim de semana
Durante o fim de semana, a passagem da nova frente fria causa uma grande virada no tempo em todo o estado do Rio de Janeiro. No lugar do sol e do calor, cariocas e fluminense terão chuva e frio.
No sábado, 9 de agosto, há condições para chuva em todas as áreas do estado. Por enquanto, a previsão é de chuva fraca a moderada ao longo de todo o dia. As temperaturas já terão acentuada queda em relação à sexta-feira. A cidade do Rio de Janeiro sai do calor de mais de 30°C para temperaturas pouco acima dos 20°C.
O domingo, Dia dos Pais, vai começar com muitas nuvens e com chuva fraca em alguns pontos do estado do Rio de Janeiro. Mas a chuva para durante a tarde e o sol aparece entre as nuvens. À noite pode voltar a chover fraco nas áreas litorâneas. A temperatura fica baixa já com a presença do ar frio de origem polar.