A semana vai terminar com nova frente fria associada a um ciclone extratropical, provocando mudanças no tempo sobre o Sul e parte do Sudeste entre quinta e principalmente na sexta-feira (08). Na retaguarda desta frente fria, uma nova e forte massa de ar polar mais continental avança sobre o Brasil e já promete derrubar as temperaturas no Sul, Sudeste e Centro-Oeste e provocar friagem em parte da Região Norte.
Massa de ar polar forte chega no final da semana
As temperaturas já devem começar a cair no Sul ao longo da sexta-feira, conforme o ar polar entra no país – com a sensação de frio aumentando durante o fim de tarde e principalmente à noite nos três estados. A queda mais significativa ainda acontece sobre a Região Serrana do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, além de cidades mais elevadas e de planalto do sul do Paraná.
Com a presença ainda do ciclone em alto mar e os ventos do sistema empurrando umidade para a costa, há uma pequena possibilidade de precipitação invernal (chuva congelada) na madrugada/manhã de sábado (09) no alto da Serra Catarinense – em Bom Jardim da Serra, Urupema, Urubici e São Joaquim.
O amanhecer de sábado será gelado no Sul e no Sudeste e as mínimas diminuem entre Mato Grosso do Sul e o estado de Mato Grosso. O ar polar deve ganhar mais força e espalha ar frio para mais áreas do país entre domingo e principalmente no amanhecer de segunda-feira, 11 de agosto – provocando friagem no Acre, em Rondônia e no sul do Amazonas, além de reduzir as temperaturas em Mato Grosso e Goiás.
A Climatempo monitora as condições para a classificação da 5ª onda de frio no país, considerando o período de 09 a 13 de agosto. Este ar polar pode provocar uma queda mais significativa, com condições para geada ampla no Sul e em Mato Grosso do Sul e não descartando o fenômeno em áreas de São Paulo e do extremo sul de Minas.
Desta vez a duração será um pouco maior e pode estar dentro do limiar de 5 dias consecutivos com temperaturas 5 °C ou mais abaixo da média climatológica para muitos municípios
É importante frisar que desta vez muita gente irá sentir frio e por mais tempo novamente, mesmo com tardes ensolaradas – a próxima semana deve começar com o centro do ar frio impedindo grandes instabilidades e chuva, porém, as máximas também caem na maior parte do centro-sul do Brasil, mantendo o ar mais gelado.
Iremos atualizar as condições meteorológicas nos próximos dias, conforme a aproximação com o evento. Fique de olho nas nossas publicações através do site e nas nossas redes sociais.