Os últimos dias de outubro e o comecinho de novembro deixam São Paulo ainda mais agitada por causa da movimentação em torno do Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1, que vai ocorrer no domingo, 3 de novembro, no autódromo de Interlagos, na zona sul da cidade de São Paulo.
A corrida será só no domingo, mas a semana inteira é de muito trabalho para as equipes em Interlagos. O público que aprecia a corrida de velocidade também já poderá ir para o autódromo para acompanhar os treinos da cesta e do sábado. Confira a programação:
1 de novembro – sexta: 11h30 treinos livres em Interlagos; 15h30 qualificação corrida sprint; (portões abrem às 8h)
2 de novembro- sábado: 11h00 corrida sprint; 15h00 – classificação oficial para definir o grid de largada da corrida do domingo; (portões abrem às 8h)
3 de novembro – domingo: corrida às 14 horas (portões abrem às 8h)
Previsão do tempo para o GP Brasil de F1
Como qualquer evento ao ar livre, as condições do tempo interferem diretamente nas atividades da Fórmula 1, influenciando o desempenho de carros e dos pilotos e também o conforto do público.
Grandes reviravoltas podem acontecer entre as vésperas e o dia da corrida. Alguns exemplos: os treinos livres podem ser feitos com pista seca e muito calor e os treinos de classificação acontecerem debaixo de chuva e temperatura amena. Ou: chuva na hora dos treinos de classificação e pista seca na hora da corrida.
Sem frente fria
Não há previsão de passagem de nenhuma frente fria pelo litoral paulista até o domingo, 3 de novembro, dia da corrida.
Até a quinta-feira, 31 de outubro, a região de Interlagos vai permanecer com bastante nebulosidade, como toda a região da capital paulista. As manhãs serão com predomínio de céu nublado e, entre o final da manhã e o meio da tarde podem ocorrer alguns períodos com sol, mas sempre com muitas nuvens. Há uma pequena possibilidade de chuva à tarde, mas se ocorrer será com fraca intensidade e não deve se prolongar por muito tempo.
Por causa do excesso de nebulosidade e também do ar frio de origem polar que está na costa paulista, a temperatura não sobe muito até a quinta-feira, mesmo com a presença de um pouco de um pouco de sol. Até lá, a região de Interlagos vai ficar ligeiramente fria, com temperaturas máximas que não devem passar dos 24°C.
Temperatura sobe no fim da semana
O público e as equipes de Fórmula 1 vão sentir que o ar vai ficar mais abafado no final da semana na região de Interlagos. A expectativa é de que na sexta-feira, 1 de novembro, quando ocorrem os treinos livres, os períodos com sol sejam maiores em relação ao restante da semana. Além disso, com mais sol e diminuição da influência do ar frio de origem polar, a temperatura vai subir. A tarde de sexta-feira deve ser até um pouco abafada.
Pancadas de chuva poderão ocorrer durante a tarde no autódromo de Interlagos, mas não deve chover de forma generalizada. Assim, só alguns trechos da pista poderão ficar molhados.
Para o sábado, 2 de novembro, a previsão é de que o sol já apareça pela manhã sempre junto com algumas nuvens. A temperatura sobe mais e a tarde será quente. A previsão é de pancadas de chuva com raios na tarde e noite do sábado na região de Interlagos, assim como em toda a capital paulista. Há risco de chuva moderada a forte em várias áreas da cidade.
Por causa do calor, o risco para pancadas de chuva no sábado em Interlagos é maior do que na sexta-feira, mas a chuva não deve ser generalizada. As pancadas podem ocorrer em vários trechos do autódromo e alguns pilotos poderão fazer treinos classificatórios com pedaços da pista molhada.
Previsão para o domingo – GP Brasil de Fórmula 1
As condições do tempo para o Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1, no domingo, 3 de novembro, devem ser parecidas com as do sábado. A região de Interlagos já deve ter períodos com sol a partir do meio da manhã, sempre com um pouco de nuvens. Por causa do calor, nuvens carregadas devem crescer sobre várias áreas da cidade de São Paulo provocando pancadas de chuva com raios também na região de Interlagos.
Essas pancadas de chuva não devem ser generalizadas e também não devem persistir por muitas horas, porém, podem ser moderadas a fortes causando alterações em trechos da pista de Interlagos. As condições para chuva são maiores no fim da corrida, que terá início às 14 horas, horário de Brasília.
Assim, durante o Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1 de 2024, os pilotos poderão encontrar trechos com pista molhada e trechos com pista seca.
Grandes emoções do tempo para deixar a corrida ainda mais competitiva!
Acompanhe as atualizações da previsão para o GP Brasil de Fórmula 1 no site da Climatempo e também pelas nossas redes sociais.