Depois de vários dias com muita chuva, o sol reapareceu forte no estado do Rio de Janeiro desde a última quinta-feira fazendo a temperatura subir rapidamente. Neste sábado, a cidade do Rio de Janeiro teve temperatura máxima de 33,6°C e foi a capital mais quente do país. O calorão vai marcar o carnaval de cariocas, fluminenses e dos turistas que foram para o Rio de Janeiro curtir o carnaval e as praias.
Muito sol e pouca chuva
Sol e calor predominam no estado do Rio de Janeiro neste domingo e na segunda-feira. Na região serrana e na Baixada Fluminense há possibilidade de algumas pancadas de chuva à tarde e no começo da noite, nos dois dias, mas em poucas áreas e que não devem se prolongar por muito tempo. Mesmo assim, a população deve ficar atenta porque há risco de raios. Na cidade do Rio e nas demais áreas do estado do Rio de Janeiro, a chance de chover é baixa até a segunda-feira.
Risco de chuva aumenta na terça-feira
A terça-feira, 17 de fevereiro, ainda será com muito sol e calorão no estado do Rio de Janeiro, mas as condições para ocorrência de pancadas de chuva aumentam em relação aos últimos dias. Estas pancadas de chuva só devem ocorrer na tarde e-ou na noite da terça-feira, podem ter moderada a forte intensidade e há risco de raios.
Desfiles das escolas de samba
Apesar da pequena chance de pancadas de chuva na cidade do Rio, nas tardes do domingo e da segunda-feira, não há expectativa de chuva na hora dos desfiles nestes dias. As escolas que passarem pela Marquês de Sapucaí na noite do domingo e madrugada de segunda-feira, na noite de segunda e madrugada de terça devem encontrar tempo firme, com asfalto seco e ar abafado. Porém, o risco de pancadas de chuva na noite da terça-feira, 17 de fevereiro é moderado até o começo dos desfiles. Ainda assim, a chuva que ocorrer não deve se prolongar pela noite. As escolas que desfilarem durante a madrugada de quarta-feira, dia 18, devem encontrar tempo firme.
ASAS reduz a nebulosidade e as condições para chuva no Sudeste
A nebulosidade diminuiu muito sobre o estado do Rio de Janeiro nas últimas 24 horas por causa da influência da Alta Pressão do Atlântico Sul, a ASAS. Esse sistema de alta pressão ganhou força sobre a região Sudeste do Brasil e vai predominar durante o carnaval. A alta pressão atmosférica gera um movimento do ar que reduz a nebulosidade e as condições para a chuva.




