O carnaval de 2026 foi marcado por muito calor no Brasil. As temperaturas foram subindo ao longo dos dias de folia especialmente no Centro-Oeste e no Sudeste do Brasil. Mas no Sul do Brasil, o calor também aumentou, mesmo com pancadas de chuva frequentes. Curitiba e Brasília terminaram o carnaval de 2026 batendo recorde de calor. Os estados de Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo foram os mais quentes do país durante o carnaval, com temperaturas entre 37°C e 39°C. Mas nesta terça-feira, 17 de fevereiro, o Rio de Janeiro esquentou mais e também entrou para o ranking das maiores temperaturas do dia. A cidade do Rio de Janeiro fechou o carnaval como a capital mais quente.
SE e CO terão mais pancadas de chuva e menos calor nos próximos dias
O sistema de Alta Pressão Subtropical do Atlântico Sul (ASAS) influenciou o Sudeste e o Centro-Oeste nos últimos dias, reduzindo a nebulosidade e chuva nas duas regiões. Isto permitiu que o sol forte predominasse durante o carnaval. Mas as condições para pancadas de chuva aumentam a partir desta quarta-feira nas duas regiões. A ASAS enfraqueceu e com o calor armazenado e passagem de uma frente fria pela costa do Sudeste nos próximos dias vão facilitar a formação de nuvens carregadas.
- A Climatempo alerta que há risco de chuva moderada a forte nesta quarta-feira na maioria das áreas do Sudeste e do Centro-Oeste do Brasil. O maior risco para temporais é no estado de São Paulo, no centro-sul de Minas Gerais, no sul e no interior do estado do Rio de Janeiro.
Novo recorde de calor em Curitiba
A tarde desta terça-feira, 17 de fevereiro, foi a mais quente do ano em Curitiba, até agora. O Instituto nacional de meteorologia registrou 32,3°C de temperatura máxima. O recorde anterior de maior temperatura em 2026 era de 31,2°C, em 8 de janeiro.
Recorde de calor em Brasília
O carnaval foi marcado por dias quentes e com pouca chuva na região de Brasília. O recorde de calor para 2026 foi batido duas vezes. Esta terça-feira foi o dia mais quente na capital federal, até agora, com temperatura máxima de 30,7°C. O recorde anterior foi de maior temperatura em 2026 era de 29,8°C, em 15 de fevereiro.
Rio de Janeiro foi a capital mais quente na terça-feira de carnaval
(dados do Inmet)
37,4°C Rio de Janeiro (Vila Militar)
35°C Porto Alegre
35°C Cuiabá
34,1°C Vitória
33,5°C Goiânia
10 maiores temperaturas no Brasil em 17/2/26
(dados preliminares do Inmet e Semadesc/MS)
1 – 38,9°C Itaporã/MS; Maracaju/MS;
2 – 38,7°C Fátima do Sul/MS; Marechal Cândido Rondon/PR;
3 – 38,5°C Nova Andradina/MS; Paranaíba/MS
4 – 38,3°C Angélica/MS
5 – 38,0°C Iguatemi/MS; Registro/SP;
6 – 37,8°C São João do Piauí/PI
7 – 37,7°C Água Clara/MS; Morretes/PR; Pão de Açúcar/AL
8 – 37,6 °C Duque de Caxias/RJ
9 – 37,5°C Iguape/SP; Ivinhema/MS; Porto Murtinho/MS
10 – 37,4°C Ibotirama/BA; Naviraí/MS; Niterói/RJ; Planalto/PR; Rio de Janeiro/RJ




