Os últimos três dias foram extremamente frios na região da Grande São Paulo, com temperaturas máximas que não superaram os 14°C na cidade de São Paulo. A situação meteorológica foi perfeita para manter a temperatura baixa: falta de sol, por causa do céu nublado, e a forte presença de ar frio de origem polar. A ausência do sol foi um elemento fundamental para manter a sensação de frio constante. A tarde de 3 de julho foi a mais fria do ano na capital paulsita, com temperatura máxima de apenas 13,3°C. Mas nos próximos dias a situação vai mudar: o sol volta aparecer e o ar polar intenso vai se afastar do Brasil.
Sol reaparece nos próximos dias
A nebulosidade começa a diminuir sobre a Grande São Paulo a partir da tarde desta sexta-feira deixando o sol aparecer. Durante o fim de semana e ao longo da segunda semana de julho, o sol vai ganhar mais espaço na região. A presença do sol e a diminuição ar polar sobre vão permitir uma rápida elevação de temperatura. Os termômetros voltam a atingir marcas um pouco acima dos 20°C.
Não confunda sol com calor
A volta do sol não significa que vai fazer calor. O ar vai esquentar, mas as noites e o início da manhã ainda serão bastante frios, com temperaturas entre 8°C e 11°C ao amanhecer. Embora não haja previsão de chuva a partir do sábado, vários dias podem começar com o céu nublado, com névoa e nevoeiro. Assim, a temperatura começa a subir efetivamente só a partir do meio da manhã. Os próximos dias amanhecem frios na Grande São Paulo, mas terão tardes agradáveis, mas muito longe do que se poderia chamar de calor.
Tempo seco
Neste primeiro fim de semana de julho, e ao longo da próxima semana, o tempo seco vai predominar na maioria das áreas do estado de São Paulo. É possivel que alguma chuva leve volte a ocorrer em locais do litoral durante o domingo, com a passagem de uma nova frente fria, mas que não terá força para mudar o tempo nas demais regiões do estado. Apesar da previsão de amanhecer frio e úmido, a população deve ficar atenta com a queda dos níveis de umidade no ar durante a tarde, principalmente pelo interior do estado. O interior paulista terá uma sequência de pelo menos 10 dias com muito sol e declínio dos níveis de umidade no ar. Serão dias de grande amplitude térmica, com inícios de manhã frios e tardes relativamente quentes.