logo
Ícone do tempo agora
São Paulo, SP / --°
Entraravatar
  • Previsão
    • 15 Dias
    • Agora
    • Hoje
    • Amanhã
    • Fim de Semana
    • Vento
    • Praias
    • Aeroportos
    • Brasil
  • Clima
  • Notícias
    • Últimas notícias
    • Alertas
    • Podcast
    • Vídeos
    • Ver todas categorias
  • Chuva
  • Mapas
  • Agroclima
  • Produtos Climatempo
    • SMAC
    • Agroclima Pro
    • API
    • Levantamento de dados
    • Ocean Report
    • Relclima
    • Weather Index
    • Climatempo Academy
    • Climatempo Infra
  • Contato
Clima e Previsão do Tempo
Perigo para chuva intensa e bastante volumosa entre SE e PEMais detalhes

Chuva intensa volta ao Sul do Brasil após final de semana frio

Após recordes de temperatura mínima, a chuva retorna com força e coloca a região em alerta.

Guilherme Borges

07/04/2025 às 18:03

Compartilhar
Imagem da notícia Chuva intensa volta ao Sul do Brasil após final de semana frio
Fonte: GettyImages

Chuva intensa volta ao Sul do Brasil após final de semana frio

O Sul do Brasil volta a registrar chuvas significativas após um final de semana marcado por temperaturas extremamente baixas e recordes de frio em 2025. A atuação de um cavado meteorológico sobre os três estados é o principal responsável pela intensificação das chuvas nos próximos dias. Com isso, nesta terça-feira, grande parte da região está sob alerta para temporais e volumes elevados de chuva.

A atuação de cavado (forte circulação dos ventos em altos níveis da atmosfera), favorece a formação de nuvens carregadas e intensificação das chuvas. No mapa de risco desta terça-feira, destacam-se as faixas em roxo, que indicam áreas com previsão de tempestades (temporal + chuva volumosa). Nessas áreas, o risco é alto. As faixas em vermelho também requerem atenção, pois indicam alerta para temporais.

Figura 1- Mapa de risco para 8 de abril de 2025. Fonte: Climatempo.

Figura 1- Mapa de risco para 8 de abril de 2025. Fonte: Climatempo.

As regiões mais impactadas são Santa Catarina e boa parte do Rio Grande do Sul, incluindo as regiões Norte, Serra, Região Metropolitana de Porto Alegre (RMPOA), Vales e Sul Gaúcho. Para as demais áreas do Rio Grande do Sul e também no Paraná, a chuva chega com intensidade moderada a forte ao longo do dia.

Maiores acumulados de chuva no Rio Grande do Sul

O estado do Rio Grande do Sul deve registrar os maiores volumes de chuva entre os três estados da região Sul. Confira o ranking das cidades com as maiores previsões de acumulados para esta terça-feira:

  1. Gramado-RS – 48 mm

  2. Caxias do Sul-RS – 48 mm

  3. Farroupilha-RS – 48 mm

  4. São Francisco de Paula-RS – 47 mm

  5. Canela-RS – 46 mm

  6. Nova Petrópolis-RS – 46 mm

  7. Bento Gonçalves-RS – 45 mm

  8. Alvorada-RS – 43 mm

  9. Flores da Cunha-RS – 43 mm

  10. Carlos Barbosa-RS – 43 mm

Final de semana gelado e recordes de frio no Sul

O frio deve dar uma trégua ao longo dos próximos dias. Com a chuva retornando, as temperaturas que foram recordes para os três estados darão um trégua. Alguns destaques do final de semana ficam para Clevelândia com 7,3°C, General Carneiro com 7,2°C e Novo Horizonte com 7,4°C, todos registrados no dia 5 de abril. Em Santa Catarina, as temperaturas mais baixas foram observadas em Lages com 6,8°C no dia 6 de abril, Campos Novos com 5,8°C, Curitibanos com 5,7°C e São Joaquim com 5,1°C, todas registradas no dia 5 de abril. No Rio Grande do Sul, o frio também impressionou, com Alegrete registrando 5,9°C, Vacaria com 5,4°C, Dom Pedrito com 4,9°C, Santana do Livramento com 4,8°C, Bagé com 4,5°C e Quaraí com 4,2°C, todas no dia 5 de abril. Com a chegada das chuvas e o avanço de áreas de instabilidade, o frio dará uma trégua nos próximos dias. As temperaturas começam a subir gradualmente na região Sul, especialmente durante as tardes, mas as noites ainda podem registrar temperaturas mais amenas, principalmente nas áreas serranas.


Compartilhar

Previsão para sua cidade

Veja aqui!
São Paulo - SP
10°22°
0mm
saiba mais
São Caetano do Sul - SP
10°20°
0mm
saiba mais
Guarulhos - SP
10°22°
0mm
saiba mais
Diadema - SP
11°19°
0mm
saiba mais
Osasco - SP
10°21°
0mm
saiba mais
Santo André - SP
10°19°
0mm
saiba mais
Imagem Sudeste registra temperatura negativa e capitais batem recorde

Sudeste registra temperatura negativa e capitais batem recorde

Imagem Novos recordes de frio em capitais brasileiras

Novos recordes de frio em capitais brasileiras

Imagem Por que o nevoeiro some quando o dia esquenta? A ciência explica

Por que o nevoeiro some quando o dia esquenta? A ciência explica

Imagem Temporais no litoral do Nordeste e ventos fortes no Sul | Previsão para sexta, 13 de junho

Temporais no litoral do Nordeste e ventos fortes no Sul | Previsão para sexta, 13 de junho