Os estados da região Sul do Brasil tiveram muito sol durante a quinta e a sexta-feira do feriado prolongado de 20 de novembro. Apesar das baixas temperaturas observadas ao amanhecer, as tardes foram quentes, especialmente na sexta-feira, dia 21. A temperatura chegou a quase 33°C em Porto Alegre e Curitiba teve calor perto de 28°C. Mas algumas mudanças no tempo ocorrem neste fim de semana com o avanço de uma frente fria pelo litoral da região Sul. Esta frente fria não é forte e não deve causar uma queda de temperatura muito acentuada. Porém, as condições para a chuva voltam a aumentar especialmente sobre Santa Catarina e Paraná. Além da proximidade com esta frente fria, mudanças na circulação dos ventos em níveis mais elevados da atmosfera, vão estimular nuvens carregadas sobre esses dois estados durante o fim de semana. Atenção especial com o litoral paranaense, que deve ter chuva bastante volumosa até a próxima segunda-feira.
Como o tempo vai mudar em cada estado?
O estado do Paraná será um dos mais afetados com as mudanças nas condições do tempo no fim de semana. O sábado será quente e ainda terá predomínio de sol em grande parte do Paraná. Em áreas de divisa com Santa Catarina e no leste paranaense, incluindo a Grande Curitiba e o litoral, o sol predomina pela manhã, mas a nebulosidade aumenta no decorrer do dia e as pancadas de chuva com raios voltam a acontecer durante a tarde e à noite. Há risco de chuva com moderada a forte intensidade.
Durante o domingo, com a frente fria avançando em direção a São Paulo, as áreas de instabilidade se intensificam sobre o Paraná. O tempo fica instável com muitas nuvens e condições para pancadas de chuva e raios, em todo o estado, mas principalmente à tarde e à noite. O sul e o leste do Paraná poderão ter chuva já pela manhã.
Atenção para a chuva persistente no litoral paranaense durante o domingo e na segunda-feira, que pode causar transtornos para a população devido aos grandes volumes acumulados.
Em Santa Catarina, a passagem da frente fria vai estimular a formação de áreas de instabilidade durante o sábado e que devem persistir no domingo.
O tempo fica instável neste sábado em todo o estado. O sol ainda aparece pela manhã, mas a nebulosidade aumenta rapidamente e as primeiras pancadas de chuva já devem ocorrer no início da tarde. A chuva vai aumentando até a noite e pode cair forte em áreas da região Serrana e do Planalto Norte catarinense. Durante o domingo, 23 de novembro, as áreas de instabilidade continuam ativas sobre Santa Catarina provocando mais pancadas de chuva principalmente à tarde e à noite.
Atenção para a chuva persistente no domingo e na segunda-feira sobre o Vale do Itajaí e litoral norte catarinense, que podem acumular volumes relativamente elevados, com risco de alguns alagamentos.
O Rio Grande do Sul será o estado menos impactado por esta frente fria. Algumas pancadas de chuva ocorreram na sexta-feira na fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai, mas a chuva caiu fraca a moderada e sem causar transtornos.
Para este sábado, há possibilidade de alguma chuva leve em áreas da Grande Porto Alegre e da região Serrana. O litoral norte gaúcho pode ter algumas pancadas de chuva com até moderada intensidade. Nas demais áreas do Rio Grande do Sul, o sol deve predominar neste sábado, com algumas nuvens, mas não há expectativa de chuva. As temperaturas ficam agradáveis.
O sol e o tempo seco vão predominar sobre o Rio Grande do Sul no domingo. Algumas pancadas de chuva poderão acontecer a partir da tarde na região Serrana, no litoral norte em áreas próximas da divisa com Santa Catarina. A Grande Porto Alegre terá períodos com sol e muitas nuvens.



