O Sul do Brasil tem amanhecido muito frio e com muita neblina. O forte nevoeiro da manhã desta terça-feira causou engavetamento na rodovia BR-101 em Santa Catarina. Mas uma nova frente fria está se aproximando do Sul do Brasil, trazendo um pouco de chuva e mais frio para os próximos dias.
A passagem desta frente fria será rápida e as áreas de chuva não vão persistir por muito tempo. Em alguns locais pode até chover com moderada a forte e intensidade, mas nada que se compare aos eventos de chuva intensa que ocorreram em junho. Confira as mudanças no tempo que vão acontecer no Sul do Brasil a partir desta quarta-feira (16).
Frente fria começa a mudar o tempo no RS
A nova frente fria avança sobre o Paraguai e sobre o Rio Grande do Sul nesta quarta-feira, 16 de julho. A nebulosidade aumenta em várias áreas do Sul do Brasil, mas o sol e o tempo seco ainda vão predominar sobre a região. A chuva desta frente fria acontece sobre o oeste, centro e sul do Rio Grande do Sul. Algumas pancadas de chuva poderão ser de moderadas a fortes nessas regiões. Ainda não há previsão de chuva para região da grande Porto Alegre, mas pode haver nevoeiro no início da manhã. Durante a quinta-feira, 17 de julho, a chuva da frente fria passa rapidamente sobre a grande Porto Alegre e também em áreas como Planalto e a Serra Gaúcha.
Possibilidade de precipitação invernal no sudeste do RS
Durante a passagem desta frente fria sobre o Sul do Brasil, não se descarta a possibilidade de alguma precipitação invernal na serra do sudeste do Rio Grande do Sul durante a tarde e noite da quinta-feira, 17 de julho. Neste dia, o ar polar já estará forte sobre o Rio Grande do Sul e a presença de um ciclone extratropical, entre o Uruguai e o extremo sul gaúcho, vai garantir a umidade suficiente para formação de muita nebulosidade
Pouca chuva em SC e no PR
Os estados de Santa Catarina e do Paraná ainda terão uma quarta-feira com sol, mas também há possibilidade de nevoeiro no início da manhã no leste do Paraná, na serra catarinense em áreas como o Vale do Itajaí. A passagem dessa frente fria será rápida e não há expectativa de chuva para todas as áreas de Santa Catarina e nem do Paraná. Durante a quinta-feira, 17 de julho, algumas pancadas de chuva poderão ocorrer no oeste sul do Paraná e de Santa Catarina. Mas as outras regiões destes estados só devem ter um aumento de nuvem e algumas rajadas de vento moderadas a fortes.
Temperatura sobe antes da volta do frio
Nesta quarta-feira, 16 de julho, o Sul do Brasil vai sentir um aumento de temperatura, numa situação que os meteorologistas chamam de pré-frontal. É um aquecimento que ocorre horas antes da chegada de uma frente fria. A temperatura vai subir em toda a região Sul e esta quarta-feira será um dia atipicamente quente no sul do Brasil. Mas a população precisa estar preparada para o grande choque térmico que já está sendo previsto durante a quinta-feira, 17 de e julho, quando a temperatura volta a baixar bruscamente sobre a maioria das áreas do Sul do Brasil.
Semana termina com frio intenso
A nova frente fria que avança sobre o Sul do Brasil nos próximos dias vai trazer uma massa de ar frio de origem polar com intensidade moderada a forte. O centro desta massa de ar frio, sendo a região onde o frio é mais intenso, vai passar exatamente sobre o Sul do Brasil, como já aconteceu outras vezes no outono e nesse início de inverno. Por isso a queda de temperatura será muito acentuada sobre toda a região. O ar frio de origem polar começa a entrar no sudoeste gaúcho, região de Uruguaiana, na noite desta quarta-feira,16, mas se espalha por todo o Sul na quinta-feira, 17 de julho. Durante a sexta-feira e no fim de semana, temperaturas abaixo de zero vão voltar a ser observadas nos três estados da região Sul. Há risco de geada.
Fique atento às previsões diárias e aos avisos especiais da Climatempo nos próximos dias. Vamos informar no site e nas nossas redes sociais sobre os impactos desta nova massa de ar frio.