logo
Ícone do tempo agora
São Paulo, SP / --°
Faça seu loginavatar
  • Previsão
    • Agora
    • Hoje
    • Amanhã
    • Fim de Semana
    • 15 Dias
    • Praias
    • Aeroportos
    • Brasil
  • Clima
  • Notícias
  • Agroclima
  • Mapas
  • Conteúdos
  • Produtos Climatempo
    • Mídia
    • SMAC
    • API
    • Levantamento de dados
    • Relclima
    • Weather Index
Clima e Previsão do Tempo

Paraná e Santa Catarina em alerta máximo para chuva muito volumosa

Volumes de chuva passam de 150 mm em 24 horas no Sul do Brasil. É alto o risco de deslizamento de terra neste domingo no Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Norte Catarinense e Grande Curitiba.

Josélia Pegorim

07/12/2024 às 16:45

Compartilhar
Imagem da notícia Paraná e Santa Catarina em alerta máximo para chuva muito volumosa
Nuvens carregadas sobre o Sul do Brasil no começo da tarde de 7/12/24 provocam chuva muito forte (Fonte: GOES 16/Climatempo)

Volumes de chuva muito elevados voltam a ser observados sobre o Sul do Brasil. Os acumulados em 24 horas, considerando o período entre o começo da tarde da sexta-feira e o início da tarde, do 7 de dezembro de 2024 superaram os 150 mm em alguns locais. Muitas áreas registraram pelo menos 90 mm neste período, o que representa metade da média normal de chuva para o mês de dezembro em algumas localidades. Segundo cálculos do Instituto Nacional de Meteorologia para o período de 1991 a 2020, as médias de precipitação para dezembro no Sul do Brasil variam de 180 mm a 220 mm em grande parte da região.

Acumulados de chuva superam 90 mm em 24h

Acumulados de chuva igual ou acima de 90 mm no Sul do Brasil, entre aproximadamente 14 horas de 6 de dezembro a 14 horas de 7 de dezembro de 2024. Os dados são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).

Paraná

174,4 mm Laranjeiras do Sul

149,2 mm Cantagalo

107,6 mm Itapecuru

100,3 mm Pato Branco

102,0 mm Guarapuava

96,3 mm Almirante Tamandaré

96,3 mm São José dos Pinhais

93,4 mm Foz do Iguaçu

Santa Catarina

203,0 mm Dionísio Cerqueira

134,4 mm Lindóia do Sul

124,0 mm Joinville

115,0 mm Campo Erê

113,6 mm Xaxim

111,8 mm Irani

107,6 mm Caçador

107,6 mm Araquari

106,0 mm Novo Horizonte

103,6 mm São Francisco do Sul

Rio Grande do Sul

112,8 mm Horizontina

97,6 mm Palmeiras das Missões

94,6 mm Passo Fundo

92,0 mm Redentora

No Paraná, vale destacar também o grande volume de chuva sobre a capital Curitiba, onde vários locais acumularam mais de 70 mm no período entre aproximadamente 14 horas do dia 6 e 14 horas do dia 7 de Dezembro de 2024. Nesse período os maiores valores foram 86,2 mm na região de Cachoeira, 79,8 mm na região de Umbará, 77,8 mm em São Braz, 77,2 mm em Santa Felicidade, 72,6 mm em Vista Alegre.

Alerta para muita chuva continua neste domingo

A chuva bastante volumosa sobre o Sul do Brasil neste fim de semana já estava sendo esperada, conforme alertas dados com antecedência pela Climatempo.

O deslocamento de uma frente fria pela costa da região Sul do Brasil, a presença de uma área de baixa pressão atmosférica sobre o Paraguai e a incidência de ventos quentes e úmidos, vindos do Norte do Brasil, estimularam a formação das nuvens muito carregadas que provocam a chuva forte desde a sexta-feira, 6 de dezembro.

Mas o alerta para a chuva volumosa continua valendo para este domingo, 8 de dezembro, especialmente para o Paraná e para Santa Catarina. Vários áreas paranaense, do norte catarinense e do Vale do Itajaí poderão acumular de 50 mm a 100 mm apenas durante o domingo.

A chuva mais volumosa está sendo prevista para o sudoeste e centro-sul do Paraná, onde pode chover até mais de 100 mm ao longo deste domingo. Esta previsão vale para a região de Foz do Iguaçu.

As regiões metropolitanas de Curitiba e de Florianópolis estão dentro da área de risco de chuva muito volumosa neste domingo. A quantidade de chuva deve diminuir sobre Florianópolis na segunda-feira, mas Curitiba vai continuar no risco de chuva muito volumosa.

No Rio Grande do Sul, ainda pode chover com moderada a forte intensidade em alguns locais do extremo norte do estado, na divisa com Santa Catarina.

Alerta de deslizamento e enxurradas

Nas áreas em laranja no mapa abaixo, o Cemaden considera alto o risco de deslizamento de terra neste domingo, além de quedas de barreira às margens de estradas e rodovias no Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Norte Catarinense e Grande Curitiba.

Risco geológico para 8/12/24 (Fonte: Cemaden)

Risco geológico para 8/12/24 (Fonte: Cemaden)

O Cemaden também considera alto o risco de ocorrência de enxurradas, alagamentos generalizados e inundações em pequenas bacias nas Serrana, Vale do Itajaí, Sul e Norte Catarinense, em Santa Santa Catarina e na região metropolitana de Curitiba, no Paraná.

Risco de alagamentos, enxurradas e transbordamento de córregos/rios para 8/12/24 (Fonte: Cemaden)

Risco de alagamentos, enxurradas e transbordamento de córregos/rios para 8/12/24 (Fonte: Cemaden)


Compartilhar

Previsão para sua cidade

Veja aqui!
São Paulo - SP
13°20°
1mm
saiba mais
São Caetano do Sul - SP
13°19°
0mm
saiba mais
Guarulhos - SP
13°20°
0mm
saiba mais
Diadema - SP
12°18°
0mm
saiba mais
Osasco - SP
13°20°
0mm
saiba mais
Santo André - SP
12°17°
1mm
saiba mais
Imagem Mais de 100 mm em Aracaju e em Maceió em apenas 5 dias

Mais de 100 mm em Aracaju e em Maceió em apenas 5 dias

Imagem Currículo Azul: educação climática pode começar pelo oceano

Currículo Azul: educação climática pode começar pelo oceano

Imagem Chuva forte em Curitiba e no sul de SP | Ar frio provoca geada no Rio Grande do Sul

Chuva forte em Curitiba e no sul de SP | Ar frio provoca geada no Rio Grande do Sul

Imagem Nova frente fria provoca temporais no Sul e em Mato Grosso do Sul

Nova frente fria provoca temporais no Sul e em Mato Grosso do Sul