Conforme alertado pela Climatempo, voltou a chover com força sobre o Espírito Santo, em especial na Grande Vitória. O tempo ficou chuvoso no sábado, 13 de setembro, e em apenas 24 horas, Vitória acumulou cerca de 62 mm de chuva, praticamente a média de precipitação para um mês de setembro, que é de 63 mm. A região de Guarapari acumulou quase 64 mm. Ainda há risco de chuva moderada a forte neste domingo. O excesso de nebulosidade e a presença de eventos frios trazidos por uma frente fria deixam a temperatura amena no Espírito Santo neste fim de semana.
Frente fria trouxe chuva
As condições para a chuva voltaram a aumentar sobre o estado do Espírito Santo e o fim de semana é de alerta para chuva que pode ser forte nas áreas litorâneas, incluindo a Grande Vitória. A circulação dos ventos em níveis médios da atmosfera (em torno de 5 km de altitude) e a recente passagem de uma frente fria, estimularam a infiltração e a concentração de umidade marítima sobre o Espírito Santo. O resultado foi a formação de uma grande quantidade de nuvens de chuva que voltou a cobrir o estado.
No decorrer deste sábado, o litoral do Espírito Santo fica em situação de alerta porque pode chover com forte intensidade em alguns locais, incluindo a Grande Vitória. A previsão é de que no decorrer da tarde e noite do sábado chova de 30 a 50 mm. A média de chuva normal para setembro é de 63 mm. Há risco de alagamentos na região de Vitória neste sábado.
O interior capixaba também tem chuva ao longo deste sábado, mas de forma moderada.
Volumes de chuva elevados
Volumes de chuva iguais e acima de 30 mm acumulados em 24 horas, entre 11 horas do dia 12 e 11 horas de 13 de setembro de 2025, pela medição do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) e do Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais).
63,6 mm Guarapari
62,1 mm Vitória
56,4 mm Alfredo Chaves
44,4 mm Vila Velha
35,6 mm Cariacica
34,2 mm Piúma
32,2 mm Serra
Chuva continua no domingo
O tempo permanece instável durante o domingo no Espírito Santo. A previsão é de grande quantidade de nuvens e chuva a qualquer hora, que ainda pode ocorrer com moderada a forte intensidade na Grande Vitória e no litoral norte capixaba. Para as demais áreas do Espírito Santo, a previsão é de chuva fraca a moderada.
Umidade persiste na segunda-feira
Os capixabas ainda terão que conviver com o tempo bastante úmido na segunda-feira. O sol deve aparecer entre muitas nuvens, mas ainda há possibilidade de chuva moderada em alguns momentos na Grande Vitória e no litoral norte capixaba. A temperatura já terá ligeira elevação na segunda-feira.